Epamig participa da 7ª Feragro, em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participa da 7ª. edição da Feira Regional de Agropecuária, que acontece até a sexta-feira, 12 de abril, em Capelinha (MG).
No ano em que completa 50 anos, a Epamig trouxe atrações especiais para a Feira, destinada a promover o agronegócio regional. Uma edição especial do Harmonize Epamig, comemorativa aos 50 anos, oferece aos visitantes degustações comentadas de cafés, de queijos e produtos lácteos, e de vinhos. “Nossa foi intenção foi apresentar um pouco mais sobre as tecnologias da Epamig e demonstrar como estas tecnologias contribuem para o surgimento e a consolidação de produtos gourmet em Minas Gerais e em outras regiões do Brasil”, afirma o coordenador de Transferência de Tecnologias da Epamig Norte, Kellson Tolentino.
Conhecimento técnico
Na terça-feira, 10 de abril, a pesquisadora da Epamig Polyanna Oliveira participou do 2º. Seminário de Bovinocultura, no qual ministrou a palestra “Potencialidades do Sistema Agrivoltaico para a bovinocultura”. Na oportunidade, a pesquisadora falou sobre os projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Epamig, em parceria com a Cemig e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD).
A pesquisadora salientou que as pesquisas sobre o assunto são recentes em todo o mundo e trouxe exemplos de Japão, China, França e Argélia. Também apresentou os prospectos dos experimentos-piloto para testar a associação de produção agrícola e geração de energia solar, no Campo Experimental de Mocambinho (Norte de Minas) e da atividade pecuária com captação de energia solar, no Campo Experimental de Santa Rita, em Prudente de Morais (Centro-Oeste de Minas).
No dia 11 de abril, um Workshop discutiu “Os desafios e potencialidades da cultura do algodão no Vale do Jequitinhonha”. O gerente do Campo Experimental da Epamig em Acauã/ Leme do Prado, Thiago Costa Ferreira, participou do painel “Proalminas como fator de mudança na cotonicultura mineira e Acordo de Cooperação no Vale do Jequitinhonha”, que abordou as tecnologias disponíveis e a importância da atividade na região.
O ônibus-laboratório Ciência Móvel está demonstrando tecnologias da EPAMIG durante a Feragro. No espaço, além de conhecer produtos e publicações da Empresa, os participantes podem degustar cafés e tirar dúvidas com técnicos e pesquisadores.
Jornalista responsável: Mariana Assim/Epamig
Foto: Divulgação/Epamig