Epamig participa da 5ª Festa do Azeite Novo, em Maria da Fé

Conteúdo Principal

Epamig participa da 5ª Festa do Azeite Novo, em Maria da Fé

Submitted by 96928433604 on
Evento gratuito celebra a colheita de azeitonas na Serra da Mantiqueira e contará com palestras, degustações, visitas a olivais e atividades infantis
Publicado em:
Epamig

O município de Maria da Fé (MG) recebe a tradicional Festa do Azeite Novo, nos dias 26, 27 e 28 de abril, em seu Centro Cultural. O evento gratuito é organizado pela Prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, com co-realização da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e terá programação composta por palestras sobre olivicultura, exposições de produtos, feira gastronômica, visitas a olivais, degustações guiadas e atividades para o público infantil.

A Epamig participará da mesa de abertura do evento, na sexta-feira (26/4) com uma apresentação sobre os seus trabalhos pioneiros em olivicultura, além de uma celebração do aniversário de 50 anos da Empresa. “A Epamig foi responsável pela primeira extração de azeite extravirgem do Brasil, realizada em Maria da Fé, no ano de 2008. Por isso, optamos por falar sobre os 50 anos de sua história na abertura, ressaltando sua importância para o contexto da olivicultura nacional”, conta o pesquisador da Epamig, Pedro Henrique Moura.

O Campo Experimental da Empresa em Maria da Fé receberá uma visita guiada na manhã de sábado (27/4), na qual os participantes poderão saber mais sobre pesquisas, cultivo da oliveira e processamento da azeitona para a produção do azeite de oliva. “Vamos tratar desses temas de uma forma mais prática, enquanto os visitantes conhecem a unidade, os plantios, o laboratório e a agroindústria onde o azeite da Epamig é extraído”, comenta Pedro Henrique.

Os pesquisadores oferecerão um plantão técnico ao longo da Festa, no estande da Epamig montado no Centro Cultural de Maria da Fé, tirando dúvidas dos interessados. A Empresa também participa, na noite de sábado (27/4), de um debate promovido pela Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (ASSOOLIVE), sobre os rumos da olivicultura e os principais desafios para a cadeia no país.

Maria da Fé como referência nacional em olivicultura

Criada com o intuito de celebrar a colheita de azeitonas na região, bem como a produção dos novos azeites, a Festa do Azeite Novo chega à sua quinta edição com algumas novidades, a primeira delas sendo a data do evento, que antes ocorria durante a Semana Santa e este ano será realizado no final de abril.

“Nosso intuito é reforçar o entendimento da olivicultura como um dos pilares da identidade cultural do nosso município. Por isso, também decidimos mudar um pouco a dinâmica do evento, tornando-o menos técnico e mais direcionado a um público geral, como turistas interessados em conhecer os olivais da cidade e a produção local de azeites”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo de Maria da Fé, José Maurício Campos Ribeiro.

Nos dias 27 e 28/4, o Centro Cultural da cidade receberá palestras conduzidas por especialistas em olivicultura, que vão discutir temas como o pioneirismo de Maria da Fé na produção nacional de azeites, as diferenças entre azeites extravirgens de qualidade superior e azeites vendidos em supermercados, e o projeto de um Museu Virtual da Olivicultura e do Azeite.

Na manhã de domingo (28/4), o secretário José Maurício Campos Ribeiro fará uma palestra sobre a importância do olivoturismo para a cultura e a economia de Maria da Fé. “A olivicultura se tornou o principal indutor turístico da cidade, pois agora recebemos visitantes ao longo de todo o ano para acompanhar as etapas do processo de produção do azeite”, relata José Maurício. Segundo o secretário, a expectativa é que a cidade receba entre 2 mil e 3 mil pessoas ao longo do fim de semana do evento.

Pôr do sol nos olivais e degustação de azeites para crianças

Além das palestras, a 5ª Festa do Azeite Novo terá exposições, workshops gratuitos, praça gastronômica e shows musicais, que ocorrem no Centro Cultural ao longo do fim de semana. Haverá também exposição de cosméticos à base de olivas, peças de roupas com o tema da olivicultura, chocolates e sabonetes feitos com azeite.

Um dos destaques da programação será a degustação de azeites para crianças, conduzida pela diretora geral da Revista Azeites & Olivais, Luciane Gomes. “Direcionar o conhecimento às crianças é plantar uma semente para que, lá no futuro, elas tenham mais informações e defendam Maria da Fé como a cidade do azeite. Digo isso, pois sou daqui e durante toda minha infância eu brinquei nas praças e subia nas oliveiras sem saber de sua relevância e importância histórica”, conclui o secretário José Maurício.

Cinco fazendas produtoras de azeite oferecerão atividades pagas, como almoços temáticos, cafés com degustação de azeites frescos, piqueniques e pôr do sol nos olivais. Interessados em agendar visitas às propriedades participantes devem visitar as páginas do evento nas redes sociais (@festadoazeitenovo), onde encontrarão links com contatos para reserva e as programações de cada fazenda.

As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/173R1lqOMd0w00k4unwRLu6gypy-cX7pcUYHPR_mvbAE/.

Mais informações pelo telefone (35) 3662-1135 ou e-mail turismo@mariadafe.mg.gov.br .

Serviço:           

Evento: 5ª Festa do Azeite Novo (presencial e gratuito)

Data: 26, 27 e 28 de abril de 2024

Hora: De 10h às 20h

Locais: Centro Cultural de Maria da Fé - Praça Getúlio Vargas, 60, Centro, Maria da Fé (MG) / Fazenda Santa Helena / Fazenda Maria da Fé / Fazenda Tuiuva / Olivais de Quelemém / Casa Grappolo

 


Jornalista ResponsávelPedro F. Veras/ Epamig

Compartilhe via: