Epamig divulga tecnologias na 95ª edição da Semana do Fazendeiro

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está com uma programação diversificada na 95ª Semana do Fazendeiro, promovida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento teve início em 12 de julho, sábado, e segue até o dia 17, quinta-feira, no campus da instituição no município.
A edição aborda o tema “Plantando o Futuro: Ciência e Inovação na Produção, Proteção e Uso Sustentável das Florestas". Por meio de cursos, rodas de conversa com especialistas, estandes temáticos, atividades culturais e outras ações, serão promovidos debates sobre os diferentes arranjos produtivos em que os produtores rurais estão inseridos, considerando suas diversas categorias, escalas e relações com a produção florestal. Entre as capacitações oferecidas ao longo da semana, nove serão ministradas por pesquisadores da Epamig.
Confira a programação:
14/07 – Criação de peixes em sistemas de recirculação (RAS), por Giovanni Resende.
15/07 – Produção de café orgânico, por Waldênia Moura.
15/07 – Uso de bioinsumos no manejo de doenças e plantas, por Wânia Neves e Dr. Douglas Parreira, extensionista da Emater-MG.
15/07 – Cultivo hidropônico de alface, repolho e PANC, por Marialva Moreira, Marinalva Pedrosa, Sânzio Vidigal e Júnia Clemente, professora da UFV.
16/07 – Produção de morango em sistemas semi-hidropônicos, por Daniela da Hora Faria.
16/07 – Cultivo de hortaliças em pequenos espaços, por Wânia Neves.
17/07 – Produção de café conilon, por Waldênia Moura.
17/07 – Manejo de doenças de plantas, por Wânia Neves e Dr. Douglas Ferreira Parreira, extensionista da Emater-MG.
A pesquisadora da Epamig, Waldênia Moura, responsável por conduzir as capacitações "Produção de Café Orgânico" (15/07) e "Produção de Café Conilon" (17/07), ressaltou a importância da participação da Epamig por meio da transferência de tecnologia e difusão de conhecimento.
"A participação no evento é uma oportunidade de estarmos mais próximos dos produtores rurais e da comunidade acadêmica, por meio de cursos técnicos em diversas áreas, workshops e outras atividades. Essa integração entre ciência, educação e comunidade rural nos permite contribuir para o fortalecimento da agricultura sustentável e para a valorização do papel da pesquisa no campo, com destaque para ações como os cursos sobre produção de café orgânico e uso de bioinsumos no manejo de doenças e plantas”, destacou.
Como participar
Os interessados em participar dos cursos, devem comparecer à Secretaria da Semana do Fazendeiro, localizada no Hall do Centro de Vivência, no Campus da UFV, para realizar a inscrição, que está sujeita à disponibilidade de vagas.
Serviço:
95ª Semana do Fazendeiro – UFV
12 a 17 de julho de 2025
Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa – MG
Mais informações: https://semanadofazendeiro.ufv.br
Jornalista responsável: Mila Cristian - Ascom/Epamig
Foto: Divulgação/Epamig