Solicitar parcelamento de crédito não tributário – cobrança pelo uso de recursos hídricos

Atualizado em 06/04/2021 às 15:54

Poderá ser concedido o parcelamento do crédito estadual não tributário para aqueles usuários que não dispuserem de condições para liquidar de uma só vez o débito de sua responsabilidade, nos termos do Decreto Estadual nº 46.668/2014 que dispõe sobre o sistema de parcelamento do crédito estadual não tributário.

Usuário de recursos hídricos que se encontre inadimplente ou não tenha condições de liquidar de uma só vez o crédito de sua responsabilidade.

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam

Solicitar Parcelamento de Débito

Os usuários que não dispuserem de condições para liquidar de uma só vez o débito sob sua responsabilidade, poderá solicitar o parcelamento através do Peticionamento Eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O usuário deverá acessar o SEI, preencher e assinar o Requerimento de Parcelamento de Débito, anexar a documentação comprobatória conforme natureza do requerente e enviar via SEI para a Gerência de Instrumentos Econômicos (Gecon).

1. Acessar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI com login e senha de usuário externo.

Nota: Caso não tenha cadastro, solicitar conforme orientações disponíveis neste endereço eletrônico.

2. No menu à esquerda, clicar em Peticionamento e em seguida Processo Novo.

3. Selecionar a unidade a ser enviada a solicitação.

4. Especificar o assunto do protocolo o tipo de requerimento desejado (Requerimento de parcelamento de débito de recursos hídricos.

5. Clicar em “Formulário de Protocolo”, preencher as informações e clicar no botão salvar.

6. Anexar os documentos comprobatórios, clicando em “documentos complementares”;

7. Clique em Peticionar;

8. Escolha seu cargo/função (cidadão), digite sua senha de login e clique em assinar para finalizar o peticionamento.

9. Você receberá do Sistema SEI o seu Recibo Eletrônico de Protocolo para acompanhamento do processo.

• Requerimento de Parcelamento de Débito.

Obs. Esse documento é online e o usuário terá acesso ao criar o Peticionamneto Eletrônico.

• Comprovante de endereço onde o requerente exerce suas atividades ou outro endereço formalmente indicado pelo sócio-gerente ou responsável;
  • Cópia dos documentos de identidade e CPF dos sócios-gerentes ou responsável, conforme o caso;
  • Cópia da última alteração do contrato social ou estatuto;
  • do Termo de Posse, tratando-se de Prefeitos Municipais;
  • Cópia da Lei de criação, tratando-se de autarquias.

Obs. A documentação a ser anexada vai depender da nauteza do requerente (Pessoa Física, Pessoa Juríca, Prefeitura etc.)

cobrança.agua@meioambiente.mg.gov.br
Informar quantidade de parcelas e forma de pagamento

Após analise do Requerimento de Parcelamento de Débito, a equipe da Gecon enviará Correspondência Eletrônica via SEI, onde será informado o valor atualizado do débito e também questionará o número de parcelas e a forma de pagamento que o usuário deseja.

Nessa mesma correspondência será anexado um Formulário que deverá ser preenchido (conforme questionamento), anexado e enviado pelo usuário via Peticionamento Eletrônico.

Formulário de informação de quantidade de parcelas e forma de pagamento.

Obs. Esse documento será enviado via Peticionamneto Eletrônico.

Assinar e enviar o Termo de confissão e de Parcelamento de Débito

De posse das informações referentes a quantidade de parcelas e a forma de pagamento que o usuário deseja, a equipe da Gecon irá preencher e disponibilizar via Peticionamento Eletrônico o Termo de confissão e de Parcelamento de Débito que deverá ser assinado e enviado pelo usuário via Peticionamento Eletrônico.

Termo de confissão e de Parcelamento de Débito.

Obs. Esse documento é online e será enviado via Peticionamneto Eletrônico.

cobrança.agua@meioambiente.mg.gov.br

Atualmente não há prazo legalmente instituído. Os pedidos são analisados por ordem de chegada.

A prestação do serviço é realizada 100% online.

Dúvidas frequentes

Não se aplica.