Solicitar parcelamento de crédito não tributário – cobrança pelo uso de recursos hídricos

Atualizado em 14/05/2021 às 12:45

Poderá ser concedido o parcelamento do crédito estadual não tributário para aqueles usuários que não dispuserem de condições para liquidar de uma só vez o débito de sua responsabilidade, nos termos do Decreto Estadual nº 46.668/2014 que dispõe sobre o sistema de parcelamento do crédito estadual não tributário.

Usuário de recursos hídricos que se encontre inadimplente ou não tenha condições de liquidar de uma só vez o crédito de sua responsabilidade.

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam

Solicitar Parcelamento de Débito

Nessa etapa, o usário deve acessar o Sistema Eletrônico de InFormação (SEI), e realizar o cadastramento.

Obs.: Caso não tenha cadastro, solicitar conforme orientações disponíveis neste endereço eletrônico.

1. Acessar o SEI com e-mail e senha;

2. No menu à esquerda, clicar em Peticionamento e em seguida Processo Novo;

3. Selecionar órgão a ser enviada a solicitação (no caso o Igam);

4. Selecionar o tipo de processo desejado (no caso IGAM - Parcelamento de Débito - Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos);

5. Especificar o assunto do processo (Requerimento de parcelamento de débito de recursos hídricos);

6. Em Documentos, clique em “” (preencher os campos e clicar no botão salvar);

7. Anexar os documentos comprobatórios, clicando em “Documentos Complementares”;

Nota: Documento nato-digital é aquele produzido em meios digitais - por softwares ou aplicativos, e documento digitalizado são aqueles físicos convertidos em digitais.

7. Clique em Peticionar;

8. Escolha seu cargo/função (cidadão), digite sua senha de login e clique em assinar para finalizar o peticionamento.

9. O usuário receberá do Sistema SEI o Recibo Eletrônico de Protocolo para acompanhamento do processo.

• Requerimento de Parcelamento de Débito.

Obs. Esse documento é online e o usuário terá acesso ao criar o Peticionamneto Eletrônico.

• Comprovante de endereço onde o requerente exerce suas atividades ou outro endereço formalmente indicado pelo sócio-gerente ou responsável;
  • Cópia dos documentos de identidade e CPF dos sócios-gerentes ou responsável, conforme o caso;
  • Cópia da última alteração do contrato social ou estatuto;
  • do Termo de Posse, tratando-se de Prefeitos Municipais;
  • Cópia da Lei de criação, tratando-se de Autarquias Municipais.

Obs. A documentação a ser anexada vai depender da nauteza do requerente (Pessoa Física, Pessoa Juríca, Prefeitura etc.)

cobrança.agua@meioambiente.mg.gov.br
Informar quantidade de parcelas e forma de pagamento

Após analise do Requerimento de Parcelamento de Débito, a equipe da Gecon enviará Correspondência Eletrônica via SEI, onde será informado o valor atualizado do débito e também questionará o número de parcelas e a forma de pagamento que o usuário deseja.

Nessa mesma correspondência será anexado um Formulário que deverá ser preenchido (conforme questionamento), anexado em "Documentos complementares" enviado pelo usuário via Peticionamento Eletrônico.

• Formulário de informação de quantidade de parcelas e forma de pagamento.

Obs. Esse documento será enviado via Peticionamneto Eletrônico.

Assinar e enviar o Termo de confissão e de Parcelamento de Débito

De posse das informações referentes a quantidade de parcelas e a forma de pagamento que o usuário deseja, a equipe da Gecon irá preencher e disponibilizar via Peticionamento Eletrônico o Termo de confissão e de Parcelamento de Débito que deverá ser assinado, anexo em "Documentos Complementares" e enviado pelo usuário via Peticionamento Eletrônico.

• Termo de confissão e de Parcelamento de Débito.

Obs. Esse documento é online e será enviado via Peticionamneto Eletrônico.

cobrança.agua@meioambiente.mg.gov.br

Atualmente não há prazo legalmente instituído. Os pedidos são analisados por ordem de chegada.

A prestação do serviço é realizada 100% online.

Dúvidas frequentes

O pedido de parcelamento importa:

•    o reconhecimento dos créditos estaduais não tributários nele incluídos.

•    a desistência de ações ou embargos à execução fiscal nos autos judiciais respectivos;

•    a desistência de impugnações, defesas e recursos apresentados no âmbito administrativo relacionados com a exigência;

•    confissão extrajudicial irrevogável e irretratável do crédito estadual não tributário.

O prazo máximo do parcelamento é de sessenta meses, sendo que o valor da entrada prévia e das parcelas não poderão ser inferiores a R$ 200,00 (duzentos reais).
Para valores acima de R$100.000,00 é exigido o oferecimento de fiança, seguro garantia, garantia hipotecária ou carta de fiança.

O pagamento da entrada prévia constitui requisito indispensável à efetivação do parcelamento.