Obter outorga de direito de uso de recursos hídricos

Atualizado em 30/07/2019 às 13:52

A Outorga é o instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos, no entanto, essa autorização não dá ao usuário a propriedade de água, mas, sim, o direito de seu uso. Portanto, a outorga poderá ser suspensa, parcial ou totalmente, em casos extremos de escassez, de não cumprimento pelo outorgado dos termos de outorga, por necessidade premente de se atenderem aos usos prioritários e de interesse coletivo, dentre em outras hipóteses previstas na legislação vigente.

Pessoas físicas ou jurídicas de direito privado ou de direito público.

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam

Solicitar Outorga de direito de uso de recursos hídricos

Antes da implantação de qualquer intervenção que venha alterar o regime, a quantidade ou a qualidade do corpo de água deverá ser solicitada a Outorga.

Para iniciar solicitação de Outorga acessar o endereço eletrônico do IGAM - Outorga  e verificar a instruções.

A relação de documentos conforme modo de uso ou a intervenção no recurso hídrico está disponível no endereço eletrônico IGAM - Orientações para obtenção de outorga.

Para cada modo de uso ou a intervenção no recurso hídrico existe taxa distinta que está disponível no endereço eletrônico IGAM - Taxas de Processos de Outorga.

Preencher Formulário de Caracterização do Empreendimento (FCE)

Nessa etapa o requerente deverá realizar preenchimento do Formulário de Caracterização do Empreendimento (FCE) e formalizar na Superintendências Regionais de Meio Ambiente – Supram mais próxima da respectiva região.

Apresentar documentos listados no FOB

Após a formalização do FCE será emitido pela Supram Regional o Formulário de Orientação Básica (FOB) e posteriormente deverão ser apresentados todos os documentos listados no FOB.

Concluindo as etapas anteriores será formalizado o processo de Outorga junto ao órgão competente.

Todos documentos listados no FOB.

Depende da complexidade dos processos de outroga, se for o caso, há necessidade de vistorias.

Mais informações: LigMinas 155