Inovação para o agro: eventos do Governo de Minas colocam tecnologia e agricultores em contato

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) inicia, no próximo dia 30 de maio, mais um Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro, que conecta os desafios do produtor rural com startups, empresas de base tecnológica e centros de pesquisa em busca de soluções na medida para o dia a dia do campo. O evento desta sexta-feira terá como tema Agricultura Irrigada, e será realizado no Campus Sete Lagoas da Universidade Federal de São João Del-Rei.
Essa nova rodada de eventos é gratuita e vai até 26 de agosto, com seis encontros (veja programação completa ao final). O Circuito é uma realização da Seapa, em parceria com a Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de prefeituras municipais, universidades e outras empresas e instituições ligadas à temática da inovação.
De acordo com a analista técnica da Seapa, Rebeca Souza, o objetivo da iniciativa é criar um ecossistema de oportunidades de network, parcerias e negócios entre startups, produtores rurais e o público participante do evento. As inscrições para empresas e startups interessadas em participar dos eventos devem preencher um formulário (clique aqui) até 31 de maio.
Oportunidade de conquistar mercados
Uma das empresas que comprova as vantagens de participar é a Dronefy, startup que desenvolve tecnologia para controle biológico e pragas agrícolas. Eles participaram de cinco eventos, apresentando, entre outras soluções, o Biotransportador. Acoplado a um drone, o equipamento libera insetos benéficos para combater as pragas na lavoura. “Para nós, foi extremamente importante participar do Circuito, porque nos levou a sermos reconhecidos no estado todo. Somos muito gratos e vamos continuar participando cada vez mais”, reforçou o sócio fundador da empresa, João Carvalho.
As startups selecionadas para o circuito poderão apresentar um pitch de 5 a 15 minutos no painel que compõe a programação do evento, como explica Rebeca. “Eles também vão participar da mostra tecnológica em cada um desses eventos, para que elas possam expor seus produtos e serviços e ter oportunidade de prospecção de negócio entre os participantes”, finaliza a analista da Seapa.
CONFIRA OS PRÓXIMOS EVENTOS:
-
30/05, sexta-feira - 8h: Soluções tecnológicas para a agricultura irrigada - Campus Sete Lagoas da UFSJ (inscreva-se aqui)
-
11/06, quarta-feira - 12h: Agropecuária de Precisão - Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui - EPAMIG (BR-352, km 35 - Zona Rural, Pitangui / MG) (inscreva-se aqui)
-
26/06, quinta-feira - 8h: Pecuária leiteira na Expass Agro - Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos - Passos / MG) (inscreva-se aqui)
-
03/07, quinta-feira - 13h: Fruticultura - Visconde do Rio Branco / MG (inscreva-se aqui)
-
31/07, quinta-feira: Piscicultura e drones agrícolas - Feira Nacional do Agronegócio do Vale do São Francisco (Fenavasf - Buritizeiro / MG) (inscrições presenciais, no dia e local do evento)
-
26/08, terça-feira - 12h: Agropecuária de Precisão e Sustentabilidade - UNIFOR MG (Rua Dr. Arnaldo Sena, 328 - Formiga / MG) (inscreva-se aqui)
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Assessoria de Comunicação
Jornalista responsável: Janaina Rochido
Edição: Márcia França