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Educação sanitária do IMA desenvolve programa on-line

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Durante a pandemia, iniciativa inédita aproxima virtualmente das escolas mineiras despertando nas crianças o interesse pela atividade rural e normas sanitárias
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De olho nas novas formas de educação à distância e em plataformas digitais, o Sanitaristas Mirins, projeto do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), criou um programa on-line para alunos e professores de escolas do ensino fundamental de Minas Gerais. O projeto piloto inédito teve início durante a pandemia e está em fase de experimentação por meio das coordenadorias de Pouso Alegre e de Juiz de Fora. O objetivo é continuar com a missão de despertar nas crianças o interesse pela atividade rural, tornando-as multiplicadoras de informação sobre normas sanitárias e, ainda, influenciando seus pais e as comunidades onde vivem.

Durante a pandemia, as atividades presenciais, dependentes da interação entre servidores do Núcleo de Educação Sanitária (NES) e as escolas, sofreram alterações com a suspensão de palestras, reuniões, cursos e encontros. Ana Cristina Paiva, coordenadora do NES, avalia como positiva as novas formas e dinâmicas de apresentação do projeto nas escolas participantes, assim como o desenvolvimento de programas virtuais para ampliar o alcance do público.

“A ideia de criar o projeto on-line surgiu nas coordenadorias de Pouso Alegre e de Juiz de Fora. Por uma iniciativa da nossa equipe de educação sanitária do interior, junto com os professores e com o apoio do Núcleo e das Diretorias, os alunos estão assistindo aulas e vídeos sobre os assuntos abordados no livro ‘A educação sanitária no dia a dia dos alunos - descobrindo a agropecuária na escola’, de autoria do IMA. Estamos considerando estas iniciativas como projetos pilotos para expansão em 2021, caso as escolas não retomem totalmente o ensino presencial”, projeta.

Ana Cristina salienta que o Sanitaristas Mirins é um projeto muito específico, que requer treinamento e acompanhamento próximos dos professores, alunos e escolas participantes. “Traduzimos a linguagem técnica e a legislação para que os participantes entendam a importância do nosso trabalho de fiscalização. O objetivo é gerar mudanças de atitudes e comportamento nos alunos, pais, professores e comunidade”, reforça.

Maciel Borges, servidor da Coordenadoria Regional de Pouso Alegre, explica que a ideia surgiu a partir de uma observação simples, a de que não seria bom deixar o projeto ser prejudicado devido a pandemia.

“Ao iniciar o projeto on-line, com alunos e professores, percebemos no olhar de cada um a empolgação em conhecer as atividades do IMA e também em compreender a importância deles no dia a dia com seus pais e nos trabalhos rurais. Mostramos aos produtores que a educação é sempre o melhor caminho para o futuro da agropecuária. E com esse pensamento partimos para o diálogo nas escolas”, lembra.

Borges diz que o novo formato tem sido uma boa experiência. “Estamos nos surpreendendo a cada dia com a dedicação de alunos e professores. As crianças nos enviam vídeos e fotos da propriedade rural onde vivem e dos animais que criam”, conta.

A servidora da Coordenadoria Regional de Juiz de Fora, Jane Oliveira de Paula, observa que as atividades virtuais estão sendo bem aceitas pelas escolas, mas, por outro lado, é uma experiência desafiadora para todos.

“Estamos buscando atender os alunos de forma interativa, com material de apoio para que eles não percam o vínculo com o projeto e sejam incentivados a participarem das atividades propostas. Tem sido uma boa interação entre alunos e professores, apesar da dificuldade de acesso de alguns alunos à plataforma digital”, opina Jane.

Segurança alimentar nas escolas

Em fevereiro deste ano, em uma parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi discutida a participação do IMA no programa “Consumo saudável dentro e fora das escolas”, que visa alcançar todas as escolas públicas e privadas do estado, estimulando a segurança alimentar e nutricional. Com a parceria, o IMA está levando o Projeto Sanitaristas Mirins para um público mais amplo.

Na oportunidade foi firmada a ideia de fornecer o livro de autoria do IMA “A educação Sanitária no dia a dia dos alunos - descobrindo a agropecuária na escola”, que está sendo atualizado para nova tiragem, e disponibilizar treinamento à distância para os professores. O IMA apresentou o projeto para 130 promotores de todo o estado.

“Esta parceria foi iniciada pelo nosso diretor-geral, Thales Fernandes, e trará muitos frutos ao projeto. A apresentação para os promotores foi de grande importância, pois muitos ainda não conheciam o nosso trabalho de educação sanitária voltado para o público infantil. Fomos muito elogiados, por todo empenho relacionado ao projeto Sanitaristas Mirins, por tantos anos. Temos o maior projeto educativo infantil do Brasil, com grandes resultados e trabalhado por uma equipe competente e apaixonada”, comemora a coordenadora do NES, Ana Cristina Paiva.

No ano passado o projeto também foi apresentado na 47ª Reunião do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor com o objetivo de obter recursos para a impressão de 20 mil livros. O processo licitatório foi homologado pelo Procon em outubro deste ano e está em fase de finalização.

Atividades lúdicas

Desde 2006 são mais de 110 mil alunos e professores de escolas públicas e privadas envolvidas em atividades lúdicas proporcionadas pelo livro.

“Todo o núcleo de Educação Sanitária e o projeto Sanitaristas Mirins não são um trabalho, são uma paixão! Não só para mim, mas para toda a equipe do interior, que não mede esforços para realizá-los, mesmo nas dificuldades. O projeto traz uma enorme satisfação, com cada cartinha enviada pelas crianças, contando sobre o interesse de trabalhar no IMA quando crescer, ou cada professora que embarca no projeto. É gratificante”, comemora Ana Cristina.

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Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Fotos: Divulgação/IMA

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