Solicitar consultoria técnica de pequenas e médias barragens

Atualizado em 27/01/2020 às 09:18

Trilhar toda a informação necessária para orientar-se quanto a seleção do local, apreciação do meio físico, critérios da edificação e procedimentos construtivos para obter barragens pequenas à médias com absoluta segurança, passando pela apreciação hidrológica para saber se haverá vazão suficiente no local escolhido para encher o reservatório criado pelo barramento.

Associações diversas do ambiente rural, prefeituras municipais, sociedade civil organizada.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA

Solicitar atendimento

Entidade organizada solicita o atendimento de um técnico da SEAPA, via ofício, telefone ou e-mail, para poder iniciar os trabalhos relativos a solicitação de construção de pequenos a médios barramentos.

Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ);

Razão Social;

Dados Adicionais (endereço completo, telefone de contato, e-mail).

Celular

(31) 99946-5246 - Julio Cabezas

Realizar visita a campo

Nesta etapa o técnico vai a campo para fazer levantamento de dados essenciais a realização de um bom projeto técnico.

Será vistoriado o local onde se intenciona edificar o barramento, observado que materiais construtivos a imediação da obra oferece, indagar-se-á natureza do solo existente no local, sondagens detectarão impedimentos ou não no ambiente da fundação (apoio da barragem), confirmar-se-á qual o motivo da edificação da obra, quais as informações de natureza topográfica será necessária para a realização do projeto básico, entre outros de natureza informativa técnica e social associada ao empreendimento.

Registro de depoimentos de produtores rurais do local; documentação fundiária do local que será inundado; levantamento de coordenadas geográficas de pontos notáveis (rede elétrica, pontes, estradas, edificações rurais, extensão e área da vegetação nativa e comercialmente econômica; cercas divisórias, postes de iluminação; jazidas de materiais construtivos entre outros afins.

Celular

(31) 99946-5246 - Julio Cabezas

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves CAMG

Belo Horizonte/MG. CEP: 31630-901

Rod. Papa João Paulo ll, 4001 - Edifício Gerais, 10º andar, bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG.

Elaborar projeto básico

Aqui será caracterizada a dimensão da obra, que maquinário será necessário ter para a construção do barramento; quais os componentes hidromecânicos deverão ser adquiridos para controlar a defluência d’água (vazão de perenização), qual o montante de terra que será movimentada, qual a ideia do custo da movimentação de terra (R$/m³), outros afins de menor importância.

Elaborar projeto executivo

Aqui será caracterizada em detalhe toda a edificação da obra. Resta etapa serve para identificar finalmente qual o custo da implantação da obra, que aspectos do projeto básico precisar de maior detalhamento, dimensionamento da capacidade e medidas do canal sangradouro entre outros afins.

Implantar obra

Aqui serão implementadas ações que determinam:

1- Demarcação em campo dos limites da edificação da obra com adicional em área para atender a instalação do canteiro de obras e vias de circulação de máquinas;
2- Demarcação e cubagem de jazidas de material de empréstimo;
3- Fonte de água
4- Edificação ou não de barragem ensecadeira;
5- Demarcação do entorno da bacia hidráulica (área a ser inundada);
6- Remoção de madeiramento importante da vegetação nativa;
7- Limpeza de material orgânico a remover no local de apoio do barramento;
8- Escavação de vala a ser preenchida com material de baixa permeabilidade;
9- Estabelecer a ordem de lançamento dos materiais necessários a edificação;
10- Qual o campo de atuação de cada máquina;
11- Instalação de adutora de fundo com seção projetada conforme necessidade;
12- Remoção de material orgânico útil a cobertura da crista do barramento;
13- Carregamento, descarregamento, espalhamento, umedecimento e compactação de solo
14- Controle topográfico permanente para acompanhar o alcance de cotas finais de edificação;
15- Espalhamento de material orgânico sobre a pista de rolamento;
16- Abertura do canal sangradouro e aproveitamento do bota-fora;
17- Checagem topográfica da edificação do canal sangradouro;
18- Checagem final de todas as cotas importantes alcançadas;
19- Recolhimento de máquinas e equipamentos
20- Levantamento do canteiro de obras
21- Retirada de todo o bota-fora não utilizado na edificação da obra;
22- Entrega da obra a entidade contratante

julio.cabezas@agricultura.mg.gov.br

Anualmente e associado ao período de chuvas tem-se entre oito a nove meses por ano para a construção destas obras.

Evitam-se períodos chuvosos pois significam em retrabalho. A duração da obra dependerá da disponibilidade financeira e organização de um Plano de Trabalho, contemplando as etapas descrição da obra, elaboração de projeto técnico, cronograma de execução e teste da obra nos seus componentes hidromecânicos.

Legislação

Necessário se faz, trilhar os procedimentos relativos ao licenciamento ambiental e autorização para intervenção em área de preservação permanente.

Esta etapa é resolvida junto a SUPRAM respectiva, de acordo com o município onde localizada a obra. Informações detalhadas no site da SEMAD – Secretaria de Estado de meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas.