Disponibilizar benefício para indústria têxtil por meio do Proalminas e fomentar ações para o desenvolvimento da cotonicultura no estado de Minas Gerais

Conteúdo Principal

O que é?

O Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão – Proalminas foi criado em 2003 para fomentar a cotonicultura no estado de Minas Gerais e fortalecer toda a cadeia produtiva do algodão, contando com a participação de produtores(as), indústrias têxteis e o governo do estado. Com a participação ativa dessas partes, diversas ações com o intuito de aumentar a produção do algodão em Minas Gerais e melhorar a sua qualidade são realizadas.

Ainda, é concedido benefício à indústria têxtil interessada, e ao final do período aproveitado é necessária a obtenção de certificação de participação no Proalminas, o benefício aproveitado fica condicionado ao cumprimento das etapas descritas do Programa.

Objetivos: Disponibilizar benefício fiscal para as indústrias têxteis de Minas Gerais, equivalente a 41,66% do ICMS incidente na saída de produto têxtil, e aumentar a renda do(a) produtor(a) mineiro(a) de algodão.

Etapas, custos e documentos

1
Ingressar no Programa

Fazer contato com um dos três sindicatos que representam o setor para filiação ou com a Coordenação do Proalminas para encaminhamento da solicitação para aprovação do Conselho Gestor do Proalminas, caso a indústria não deseje se filiar.

1) Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de Minas Gerais - SIFT/MG;

2) Sindicado das Indústrias Têxteis de Malhas no Estado de Minas Gerais - SINDIMALHAS;

3) Sindicado das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Juiz de Fora - SINFITECE.

SIFT MG - Avenida do Contorno, 4456 - 6° andar, Funcionários, 30110-028 - Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 98619-1430 - e-mail: siftmg@siftmg.org.br

SINDIMALHAS - Endereço: Av. do Contorno, 4456 - Funcionários - 30110-028 , 6º andar, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3263-4237 - e-mail: edlane@sindimalhas.com.br

SINFITECE - AV. GARCIA RODRIGUES PAES, 12.395 BAIRRO INDUSTRIAL TEL.: (32) 3249-1065 CEP 36081-500 - JUIZ DE FORA/MG- Telefone: (32) 3229-0080

Associação Mineira dos Produtores de Algodão CNPJ: 05.270.034/0001-10 - Endereço: Rua Major Gote, n° 585, Ed. Dr. João Borges, 5° andar, salas 501/502, Centro, CEP: 38.700-107, Patos de Minas-MG.

Documentos
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
Contrato Social
Valor

Verificar valor da filiação junto ao respectivo sindicado ou à Associação.

Canais de prestação
Telefone
(31) 3915-8535
2
Cumprir os requisitos

Deve-se cumprir os seguintes requisitos:

1) adquirir a cota mínima de consumo de algodão mineiro divulgada pela Secretaria de Agricultura durante o período aquisitivo, de abril do ano corrente a março do ano seguinte;

2) pagar o adicional de 7,85% ao produtor mineiro de algodão;

3) reter mensalmente o percentual de 0,5% das notas fiscais de compra de algodão e repassar à Associação Mineira dos Produtores de Algodão - Amipa;

4) depositar trimestralmente o equivalente 1,5% do benefício fiscal para o Fundo Algominas.

Observação: A cota de consumo é estabelecida com base no benefício fiscal aproveitado pela indústria. Uma porcentagem da compra de algodão deverá ser feita de algodão produzido no Estado de Minas Gerais.

Após o ingresso no Proalminas a indústria têxtil passa a aproveitar a isenção e deve cumprir os requisitos contidos na etapa 02 ao longo do período em que está aproveitando o crédito.

3
Obter Certificado de Participação no PROALMINAS

Até o dia 30 de maio de cada ano, a indústria deverá apresentar o requerimento para obtenção do Certificado de Participação no Proalminas via Sistema SEI.

* A etapa de certificação é o momento em que a indústria envia a documentação comprovando que utilizou o crédito e que cumpriu os requisitos dos itens 1, 2, 3, e 4 da etapa 2.

Documentos
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
Certidão Negativa de Débitos (CND) expedida pelo Estado de Minas Gerais
Certidão Negativa de Débitos (CND) expedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, referente aos tributos federais

Quanto tempo leva?

Automático após filiação aos sindicatos ou aprovação do Conselho Gestor do Proalminas, caso a indústria não deseje se filiar.

Automático após filiação à Associação Mineira dos Produtores de Algodão.

Quem utiliza esse serviço?

Produtores(as) de algodão do estado de Minas Gerais e indústrias têxteis estabelecidas no Estado de Minas Gerais.

Legislação

Outras informações

A indústria interessada deverá se filiar a um dos três sindicatos que representam o setor ou entrar em contato com a Coordenação do Proalminas para encaminhamento da solicitação para aprovação do Conselho Gestor do Proalminas, caso a indústria não deseje se filiar:

1) Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de Minas Gerais - SIFT/MG;

2) Sindicado das Indústrias Têxteis de Malhas no Estado de Minas Gerais - SINDIMALHAS;

3) Sindicado das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Juiz de Fora - SINFITECE.

Produtores(as) interessados(as) devem procurar a Associação Mineira dos Produtores de Algodão – AMIPA – para filiação e mais informações sobre a participação no Programa.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Subsecretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável
Atualizado em: