Promover mutirão para emitir carteiras de identidade à população

A PCMG disponibiliza aos municípios do estado equipes móveis do Instituto de Identificação (Comissões Volantes) para emissão diária de até 250 Carteiras de Identidade à população em mutirões. Esse trabalho é disponibilizado excepcionalmente aos municípios que não possuem um Posto de Identificação em sua circunscrição ou não têm condições de atender a demanda local.

Solicitar ao Delegado de Polícia responsável pela região

A prefeitura ou instituição interessada deve formalizar sua solicitação ao Delegado de Polícia responsável pela região, informando a justificativa, o local e a data provável de realização do evento. O ofício ao Delegado deverá ser entregue pessoalmente na Delegacia ou pelo e-mail da unidade (Encontre o endereço da delegacia de sua região na página de busca de unidades da Polícia Civil).

O Delegado comunicará a necessidade ao Instituto de Identificação/PCMG para as providências cabíveis.  Após a formalização do pedido, o solicitante será orientado sobre as espeficicações técnicas necessárias para realizar o mutirão.

Documentação

Ofício endereçado ao Delegado de Polícia da região.

Presencial

Encontre o endereço da delegacia de sua região na página de busca de unidades da Polícia Civil.

Receber a equipe da Comissão Volante

É de responsabilidade do demandante disponibilizar local adequado provido de instalação lógica e elétrica, computadores, impressoras, copiadoras, entre outros equipamentos especificados pelo Instituto de Identificação/PCMG, de forma a viabilizar o atendimento ao público.

Divulgar previamente os requisitos para emissão da carteira de identidade à população

A população deverá ser devidamente informada sobre a realização do mutirão e, especialmente, sobre os requisitos para a solicitação da carteira de identidade. Esta etapa é fundamental para agilizar os atendimentos. Para saber mais, veja abaixo os requisitos básicos ou acesse os canais de prestação abaixo.

A seguir, algumas orientações de como promover a divulgação:

Materiais impressos: crie panfletos ou folhetos informativos contendo os requisitos necessários para a emissão da carteira de identidade. Inclua informações sobre os documentos necessários, taxas, idade mínima, entre outros. Distribua esses materiais em locais estratégicos, como centros comunitários, escolas, bibliotecas, postos de saúde, supermercados e lojas locais.

Anúncios em jornais locais: entre em contato com os jornais locais e veja se eles estão dispostos a publicar um anúncio ou uma matéria sobre o evento de mutirão para emissão da carteira de identidade. Inclua os requisitos necessários para a emissão e forneça detalhes sobre o local, data e horário do evento.

Mídias sociais: utilize as redes sociais para alcançar um público mais amplo. Crie postagens informativas sobre o evento de mutirão, incluindo os requisitos para emissão da carteira de identidade. Compartilhe as postagens em grupos locais, páginas da comunidade e solicite que as pessoas compartilhem a informação com seus amigos e familiares.

Rádio comunitária: entre em contato com a rádio comunitária local e solicite um espaço para divulgar informações sobre o evento de mutirão. Grave um anúncio ou participe de uma entrevista ao vivo para informar a população sobre os requisitos para emissão da carteira de identidade.

Parcerias com organizações locais: estabeleça parcerias com organizações comunitárias, como associações de moradores, igrejas, clubes esportivos ou outras entidades relevantes. Peça a colaboração dessas organizações para ajudar na divulgação dos requisitos para emissão da carteira de identidade, compartilhando as informações com seus membros e comunidade.

Cartazes em locais públicos: crie cartazes chamativos com informações sobre o evento de mutirão e os requisitos para emissão da carteira de identidade. Coloque-os em locais públicos de grande circulação, como postos de saúde, escolas, praças, mercados e pontos de ônibus.

Site ou blog da prefeitura: se houver um site ou blog oficial da prefeitura, publique um artigo ou anúncio detalhando os requisitos para emissão da carteira de identidade antes do evento de mutirão. Certifique-se de que a informação esteja facilmente acessível e visível na página inicial do site.

Lembre-se de incluir informações claras e objetivas sobre os requisitos, de preferência em linguagem simples e acessível a todos os públicos. Quanto mais canais de comunicação você utilizar, maior será o alcance da divulgação e mais pessoas poderão se preparar adequadamente para o evento de mutirão.

Prazo de 60 dias após o recebimento da solicitação pelo Instituto de Identificação/PCMG.

Além dos municípios, a requisição também pode ser feita por qualquer outro ente público, autoridade local ou instituição privada.

Para emissão da Carteira de Identidade, confira as orientações em Obter Carteira de Identidade - 1ª Via.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Instituto de Identificação