Você está aqui:

Consultar Jornal Minas Gerais presencialmente

Atualizado em 27/11/2019 às 15:39

O que é

Disponibilização, para consulta presencial, de acervo físico do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

Quem pode utilizar este serviço?

Toda pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Governo - SEGOV

Etapas para realização deste serviço

1
Procurar Unidade de Atendimento

O interessado deve procurar, presencialmente, a Unidade de Atendimento, para ter acesso ao acervo do jornal do Minas Gerais impresso.

2
Consultar o acervo

O cidadão procederá consulta ao acervo, com o auxílio de um servidor da Biblioteca para orientações gerais e, se for o caso, aquisição de cópia autenticada da publicação requerida.

Valor

A consulta é gratuita, contudo, a cópia da publicação do Diário Oficial, em formato A3, tem disponibilidade onerosa de R$0,20 (vinte centavos) por página, passível de atualizações.

Canais de Prestação

Presencial

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais 

Setor de Periódicos Praça da Liberdade, 21 - Prédio 7 - Subsolo, bairro Funcionários.

Belo Horizonte/Minas Gerais.

De segunda a quinta-feira, de 8 às 17h45, e às sextas-feiras, de 8 às 16h45.

Telefone

(31) 3916-7075, com atendimento também via WhatsApp, de 8 às 18h.

Email

imprensaoficial@governo.mg.gov.br

Quanto tempo leva?

O atendimento é por ordem de chegada, asseguradas as prioridades legais, entretanto, a pesquisa é realizada pelo próprio usuário, que deve levar consigo o máximo de informação sobre a publicação a ser buscada.

O tempo depende da complexidade da pesquisa e da ação efetiva do usuário, variando de 15 minutos, para as pesquisas com informação correta e completa, até 5 horas, para pesquisas com menos precisão nos dados.

Outras informações

Observação: Para o êxito da pesquisa, é importante que o interessado tenha anotado a data da publicação, o nome completo a ser buscado, Masp e toda informação complementar que possa facilitar a busca como, por exemplo, CPF, cargo, nome do órgão responsável pela publicação, número de comunicados por licença médica, página, etc.

O acervo é composto por exemplares do jornal Minas Gerais, desde 21 de abril de 1892 até 8 de março de 2019, data em que o jornal deixou de ser impresso.

Para datas a partir de 5 de janeiro de 2011, é possível fazer a consulta on-line via site Jornal Minas Gerais.

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais abriga o acervo do jornal e disponibiliza o atendimento presencial aos cidadãos, que procedem a pesquisa ao jornal; e presta o serviço de cópia autenticada de publicação. Não sendo realizado atendimento remoto, nem enviado cópias via Correios ou por e-mail.

O Setor de Periódicos oferece, também, acesso aos principais jornais de circulação nacional, estadual e local; revistas informativas, culturais e de entretenimento.

Atualmente, são 63 títulos disponíveis para leitura, consulta e pesquisa.

Unidades onde o serviço é prestado