Concluir o Ensino Médio por meio da Banca Permanente de Avaliação/CESEC

Conteúdo Principal

O que é?

Exame realizado através da Banca Permanente de Avaliação, com funcionamento nos Centros Estaduais de Educação Continuada (CESECs), durante todo o ano. O candidato realiza a inscrição e comparece no dia agendado para a realização da prova. Poderá se inscrever para uma ou mais área de conhecimento.

Este serviço é gratuito.

Etapas, custos e documentos

1
Realizar a inscrição

O candidato deverá comparecer ao Cesec para realizar a inscrição e agendamento das provas.  

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Comprovante de endereço
Declaração / Certificado de Aprovação em áreas de conhecimentos para aproveitamento de estudos (caso tenha).
Canais de prestação
Presencial

Clique aqui para consultar o CESEC de seu interesse.

2
Realizar prova.

O candidato deverá comparecer para a realização da prova, no dia e local agendados, conforme inscrição. As provas são por área de conhecimento, contemplando todo o conteúdo do currículo do Ensino Médio.

 

Documentos
Documento de identificação com foto
Canais de prestação
Presencial

CESEC definido pelo candidato.

3
Solicitar Certificado de Conclusão.

O candidato que realizar as provas e obtiver a pontuação exigida, poderá solicitar ao Cesec a emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Documentos
Histórico Escolar
Para aproveitamento de estudos, o candidato deverá apresentar Certificado de conclusão parcial/ Histórico Escolar.
Canais de prestação
Presencial

CESEC definido pelo candidato.

Obs.: O candidato deverá verificar a relação de Cesec, pois alguns coabitaram com Escolas Estaduais e mudaram de endereço. 

Quanto tempo leva?

O tempo da duração dependerá da disponibilidade do interessado para a realização da prova.

Quem pode utilizar este serviço?

Jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, para inscrição e realização da prova.  

Arquivos

Anexo Tamanho
relacao_de_bancas_de_avaliacao_.docx 72.53 KB

Legislação

Dúvidas frequentes

  1. Onde realizar a  Inscrição?  A inscrição deve ser realizada presencialmente no Cesec.
  2. O Candidato poderá se inscrever em UMA  ou MAIS áreas de conhecimento.  
  3. Pode aproveitar estudos já concluídos? Sim. Poderá fazer aproveitamento de estudos concluídos através de cursos e exames  - ENEM (realizado até 2016),  ENCCEJA, SUPLETIVO, TELECURSO 2000), devidamente comprovados.
  4. Local de prova: no próprio Cesec onde o candidato realizou a inscrição.
  5. Quem não completou o Ensino Fundamental pode se inscrever para o Ensino Médio?  Para conclusão do Ensino Médio não é necessário comprovar conclusão do Ensino Fundamental.
  6. Tem que obter nota na prova de Redação? O candidato deverá pontuar na Redação que será realizada juntamente com a Área de Linguagem.
  7. Quanto pontos são necessários para aprovação?  O candidato que obtiver, em cada área de conhecimento, o  aproveitamento mínimo de 50% dos pontos atribuídos, será considerado aprovado. 
  8. Quem não for aprovado pode se inscrever novamente? Sim, poderá realizar nova inscrição, no mesmo Cesec ou em outro.

Outras informações

  • O candidato que não obtiver aprovação em todas as áreas de conhecimento, poderá  se inscrever novamente.  
  • O  candidato poderá fazer aproveitamento de estudos concluídos através de cursos e exames, devidamente comprovados. 
Atualizado em: