Você está aqui:

Concluir o Ensino Médio por meio de cursos oferecidos pelos CESEC

Atualizado em 15/05/2019 às 10:36

O que é

O Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) é uma escola semipresencial que faz parte da Rede Estadual de Ensino e presta serviços aos jovens e adultos que não concluiram seus estudos na idade de direito. Oferece cursos desenvolvidos em regime didático de matrícula por componente curricular (disciplina) ou conjunto de componentes curriculares, incluindo momentos presenciais e não presenciais.

Quem pode utilizar este serviço?

Jovens e adultos que tenham idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e que não tenha concluído o Ensino Médio em outra instituição.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Educação - SEE

Etapas para realização deste serviço

1
Matricular-se

O interessado deverá localizar um CESEC que ofereça esse serviço e realizar sua matrícula. Para localizar um CESEC que lhe seja mais adequado, digitar o nome de seu município no final da página ou clicar no link abaixo.

Documentação

  1. Carteira de Identidade 
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  3. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental
  4. Certificado de Aprovação de componente(s) curricular(es) e/ou área(s) de conhecimento(s) que constem aprovação (caso tenha).

Valor

Gratuito

2
Realizar a Avaliação

As provas são realizadas no decorrer do processo, ao final de cada módulo referente a cada componente curricular.

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

Presencial

CESEC escolhido.

3
Requerer o Certificado

O certificado de Conclusão (ou Parcial) será expedido pelo próprio CESEC ao aluno que atingir a pontuação exigida para aprovação. 

Canais de Prestação

Presencial

CESEC escolhido.

Quanto tempo leva?

A frequência diária do estudante não é obrigatória, entretanto, ele deverá cumprir a carga horária de 16 (dezesseis)horas por componente curricular, possuindo flexibilidade quanto ao tempo para estudos e liberdade para fazer sua própria organização curricular. Sendo assim, o tempo de conclusão é determinado pelo próprio aluno. 

Outras informações

  1. O aluno poderá se matricular em qualquer dia do ano, podendo optar por cursar um ou mais componente(s) curricular(es).
  2. O ensino é personalizado, organizado em módulos e o candidato, quando precisar, poderá recorrer ao Orientador de Aprendizagem disponível.