O que é?
É o processo de garantir a permanência de um(a) aluno(a) nas escolas estaduais, no ano letivo seguinte, de forma automática.
Permite ao pai ou a mãe/responsável ou ao(a) aluno(a), quando maior de idade, cancelar a matrícula para o próximo ano letivo, de forma on-line, caso a renovação não seja de interesse.
A renovação é feita apenas para a escola em que o(a) aluno(a) está com a matricula ativa.
Permite ao pai ou a mãe/responsável ou ao(a) aluno(a), quando maior de idade, cancelar a matrícula para o próximo ano letivo, de forma on-line, caso a renovação não seja de interesse.
A renovação é feita apenas para a escola em que o(a) aluno(a) está com a matricula ativa.
Órgão Responsável
Etapas, custos e documentos
1
Acessar à renovação de matrícula on-line
A renovação de matrícula é feita de forma automática.
2
Cancelar a Renovação de Matrícula on-line
Se o aluno foi automaticamente renovado mas deseja mudar de escola,
2.1)Ao acessar o SUCEM, o Sistema alerta para a renovação automática e pergunta se ele deseja cancelar a renovação.
2.2)Ao clicar em sim, o Sucem direciona o aluno para o renovação, onde ele precisa logar com o ID SIMADE e data de nascimento.
2.3)Será apresentada a matrícula renovada onde ele solicita o cancelamento. Feito isso, em até 1 hora, o sucem libera a inscrição
Quanto tempo leva?
MÁXIMO DE 20 MINUTOS.
Quem utiliza esse serviço?
Alunos(as) das escolas.