Feira da Agricultura Familiar na ALMG apresenta a diversidade do campo

Conteúdo Principal

Feira da Agricultura Familiar na ALMG apresenta a diversidade do campo

Submitted by 79025528600 on
A feira é promovida pela Emater-MG. Próxima edição será nesta quinta-feira (4/4)
Publicado em:
Foto mostra barracas da feira e comercialização dos produtos na Assembleia Legislativa

Prestes a completar um ano em atividade, a Feira da Agricultura Familiar, promovida mensalmente pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, se consolidou como um importante espaço de venda direta dos produtores rurais para o consumidor.

Em maio de 2023, a Emater-MG e a ALMG assinaram um termo de parceria que oficializou a programação mensal da feira. Até então, ela era realizada com menor periodicidade e em datas especiais. Pelo acordo, a Feira da Agricultura Familiar é promovida na primeira quinta-feira de cada mês, das 9 às 17 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, com acesso gratuito para o público.

Desde que a programação mensal foi iniciada, mais de 50 agricultores familiares participaram da feira. A oferta de produtos é variada: queijos, cafés, doces, biscoitos, artesanato, hortaliças, frutas, pescados, artesanato, geleias, cachaça, entre outros. Segundo a Emater-MG, a cada edição da feira, os negócios movimentam entre R$ 30 mil e R$ 50 mil, dependendo da época do ano.

O produtor João Vitor Dias participa da feira desde o começo. Ele produz café no sistema de agrofloresta, sem uso de agrotóxico. Os pés de café são cultivados junto a frutíferas: manga, banana, abacate, mamão, graviola, jenipapo, jabuticaba, além de algumas espécies nativas.

Na feira, ele comercializa uma grande variedade de produtos. Tem café em grão e moído, frutas, trufas com creme de café, banana-passa. Tudo proveniente da propriedade que possui em São Gonçalo do Rio Abaixo, região Central de Minas Gerais.

“Eu tenho uma avaliação muito positiva da feira. A comercialização é boa. Sempre com a presença de muita gente que trabalha na Assembleia e também dos transeuntes que passam pelo local. Para o consumidor, é uma boa oportunidade de adquirir produtos de qualidade”, afirma.

O coordenador da feira, Wagner Fanni, explica que todos os produtores que participam das vendas na ALMG recebem assistência da Emater-MG. A empresa já possui um cadastro de aproximadamente 100 agricultores interessados em fazer parte da feira. “Levamos à feira agricultores de diversas partes do estado, com produtos diferenciados, todos eles registrados, para dar segurança para quem consome, sabendo que é um produto de primeiríssima qualidade”, afirma o coordenador da Emater-MG.

Segundo ele, a cada feira são colocadas 25 barracas. Para atender a todos os interessados em expor seus produtos, a Emater-MG promove um rodízio entre os feirantes. Para participar da feira, o produtor deve procurar o escritório da Emater-MG do município onde produz e preencher um cadastro para análise pelos gestores da feira.

Próxima feira

A próxima edição da Feira da Agricultura Familiar será nesta quinta-feira (4/4). Haverá venda de queijos, derivados de jabuticaba, tilápia, biscoitos, doce de leite, café, farinha de mandioca, artesanato, cachaça, ovos, hortaliças, quitandas, mudas de ervas medicinais e aromáticas, e outros produtos. Uma das novidades será a venda de produtos de charcutaria artesanal, do município de Formiga.


Serviço:

Feira da Agricultura Familiar
Data: 4 de abril (quinta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira
Rua Rodrigues Caldas, 30 – bairro Santo Agostinho/BH



Jornalista responsável: Marcelo Varella - Ascom/Emater-MG

Foto: Luiz Santana/ALMG

 

Compartilhe via: