O que é?
O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) verifica os instrumentos utilizados para a medição dos gases de exaustão dos veículos automotores que possuem motores de ignição por centelha (motores do ciclo Otto).
Tais instrumentos são utilizados para determinar a fração volumétrica dos seguintes gases componentes da exaustão veicular: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e hidrocarbonetos (HC, em termos de n-hexano).
Etapas, custos e documentos
O serviço de verificação de medidores de gases deve ser solicitado junto ao Ipem-MG.
O solicitante deve informar por e-mail à Gerência de Laboratórios do Ipem-MG a marca, número de série e o número do Inmetro relativo ao instrumento a ser verificado.
CNPJ, razão social e contatos de telefone da empresa.
O solicitante deve aprovar por e-mail o orçamento enviado pela Gerência de Laboratórios, e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) referente ao serviço.
O valor será conforme especificado no orçamento, tendo como referência dos valores da Portaria Interministerial Nº 44 de 22 de janeiro de 2017, anexo II.
O solicitante, após comprovação do pagamento, deve aguardar o agendamento da verificação do instrumento, que será realizado pela Gerência de Laboratório via e-mail.
Quanto tempo leva?
Uma hora (1h00min) aproximadamente por instrumento, conforme agendamento prévio.
Quem utiliza esse serviço?
Órgãos públicos de trânsito;
Organismo de inspeção veicular;
Oficinas de manutenção veicular;
Demais detentores deste instrumento.
Legislação
O procedimento de verificação segue a Portaria Nº 155/2005 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Contagem | Gerência de Laboratórios - GLAB |