Você está aqui:

Verificar esfigmomanômetro

Atualizado em 23/11/2018 às 10:20

O que é

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realiza a verificação dos esfigmomanômetro, popularmente chamados de medidores de pressão arterial. Profissionais da área da saúde devem realizar a verificação anualmente ou logo após adquirir o equipamento, bem como se passar por manutenção ou conserto.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer cidadão que detenha o esfigmomanômetro. 

Órgão responsável

Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais - Ipem

Etapas para realização deste serviço

1
Verificação

Basta procurar uma unidade regional do Ipem-MG. No momento das verificações, os técnicos do Instituto comprovam se a pressão indicada no visor do aparelho apresenta erros ou encontram-se dentro dos limites permitidos. Para isso, utilizam um padrão rastreado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Durante a verificação também é conferido se a braçadeira apresenta escapamento de ar.

A verificação é realizada anualmente, mas também pode ser acionada pela população por meio de denúncias no Canal de Ouvidoria do Ipem-MG.

As denúncias podem ser realizadas por meio do Fale Conosco presente no site do Instituto, no telefone 08000 335 335, ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.

Documentação

 

Dados do proprietário ou detentor do instrumento ou

Laudo de Verificação anterior

e GRU para pagamento

Valor

De R$ 2,90 até R$ 34,00

Quanto tempo leva?

10 minutos

Legislação

Portaria Inmetro nº 153/2005, para modelos mecânicos e Portaria Inmetro n.º 096/2008 para aparelhos digitais.

 

Unidades onde o serviço é prestado