Você está aqui:

Submeter artigo científico para publicação no Boletim Técnico Científico MG.Biota

Atualizado em 11/12/2018 às 14:33

O que é

O MG.Biota é um periódico técnico-científico de publicação trimestral, na qual os artigos passam por uma análise técnica (indexados). O MG.Biota tem por objetivo a difusão e divulgação do conhecimento da biota mineira e áreas afins, principalmente nas unidades de conservação de Minas Gerais. O boletim é para um público amplo e heterogêneo. Os leitores são, em geral, estudantes e professores de ensino médio, universitários, pesquisadores, técnicos e leigos que se interessam pela área ambiental.

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoa física ou jurídica responsável pela produção de resultados de atividades de estudos, pesquisas, extensão, resenhas acadêmicas e demais atividades científicas desenvolvidas na instituição ao qual está vinculada ou em outras instituições parceiras, através de seus colaboradores. Os artigos submetidos devem conter informações sobre a biota mineira e áreas afins. O boletim é para um público amplo e heterogêneo. 
Os textos deverão ser inéditos e redigidos em língua portuguesa.

Órgão responsável

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Etapas para realização deste serviço

1
Formatar Artigo

O autor deverá produzir um texto constituído de: introdução, desenvolvimento (material e métodos, resultados e discussão), considerações finais ou conclusões. A introdução deve ser breve e enfocar o objetivo do artigo. É desejável que o desenvolvimento contenha material e métodos, resultados e discussão. Entretanto, assuntos com características peculiares ou de cunho teórico que sejam de interesse para biota mineira, podem ter o desenvolvimento dividido em seções e subseções. As fontes primárias e secundárias devem ser citadas.

Para seção “Em destaque”:  Esta seção é curta e aborda um assunto relevante dentro do tema de cada número do boletim. O argumento desta seção pode ser espécies em extinção, espécies importantes para o ecossistema abordado, etc. A autoria pode ser dos mesmos autores dos artigos do boletim ou de outro autor, conforme critério dos editores.

Os textos deverão ser inéditos e redigidos em língua portuguesa.

Documentação

O artigo deve seguir as orientações do documento: “Instruções para os colaboradores

 

Valor

Gratuito

2
Submeter artigo científico para publicação no Boletim Técnico Científico MG.Biota

Enviar o artigo para o Corpo Editorial do Boletim via Correio ou E-mail.

Documentação

Artigo dentro das normas do Boletim, conforme etapa 1, documento “Instruções para Colaboradores”.

Declaração de transferência de Direitos Autorais conforme modelo descrito no documento; “Instruções para Colaboradores”.

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

Presencial

Instituto Estadual de Florestas – Assessoria de Programas e Projetos Especiais
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Ed. Minas – 1º andar – Estação de Trabalho 680 e 682
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 – Serra Verde – Belo Horizonte – MG

Email

projetospesquisas.ief@meioambiente.mg.gov.br

Quanto tempo leva?

O atendimento pela equipe da Assessoria de Programas e Projetos Especiais inicia-se imediatamente após a submissão do artigo. A conclusão da análise depende do tipo de artigo complexidade do mesmo e da análise do Corpo Editorial Técnico Científico e pareceristas.

Legislação

Decreto 47344, de 23/01/2018 - Estabelece o Regulamento do Instituto Estadual de Florestas
Portaria 176/2008: dispõe sobre a criação do Conselho Editorial do Boletim MG.Biota, no âmbito do Instituto Estadual de Florestas

Outras informações

Os autores deverão enviar os seus artigos à Assessoria de Programas e Projetos Especiais (ASPROP), conforme normas técnicas para colaboradores e acompanhado de uma declaração de seu autor ou responsável, nos seguintes termos:

“Transfiro para o Instituto Estadual de Florestas, por meio da Diretoria Geral, todos os direitos sobre a contribuição (citar Título), caso seja aceita para publicação no MG.Biota, publicado pela Assessoria de Programas e Projetos Especiais. Declaro que esta contribuição é original e de minha responsabilidade, que não está sendo submetida a outro editor para publicação e que os direitos autorais sobre ela não foram anteriormente cedidos à outra pessoa física ou jurídica”.

A declaração deverá conter: Local e data, nome e endereço completos, CPF e documento de identidade.

Os arquivos poderão ser enviados em meio eletrônico: projetospesquisas.ie@meioambiente.mg.gov.br.
 

Dúvidas frequentes

Como posso adquirir o boletim técnico MG.Biota? 

Para receber o boletim é necessário solicitar o cadastro junto à Coordenação, através do e-mail projetospesquisas.ie@meioambiente.mg.gov.br. O interessado deverá se manifestar, informando o endereço completo para onde deverá ser remetido o boletim.

Qual a periodicidade do boletim MG.Biota e como é feita a distribuição? Há algum custo para o assinante?

O boletim tem periodicidade trimestral e sua distribuição é feita através dos correios, de forma gratuita para o assinante.

Como faço para alterar meu endereço para recebimento do boletim?

Para alterações de endereço, inclusão de novos dados ou exclusão de assinatura, basta encaminhar um e-mail para coordenação boletim, no endereço eletrônico projetospesquisas.ie@meioambiente.mg.gov.br.

Tenho interesse em submeter um artigo para publicação no boletim. Como proceder?

Os interessados em submeter artigos para possível publicação no MG.Biota deverão encaminhar os arquivos para coordenação do boletim, considerando as regras de publicação estabelecidas nas “Instruções para colaboradores do MG.Biota”, constante no sítio eletrônico do IEF: www.ief.mg.gov.br – link Pesquisa e Proteção à Biodiversidade – MG.BIOTA.

Os arquivos poderão ser enviados em meio eletrônico: projetospesquisas.ie@meioambiente.mg.gov.br;
Ou remetidos para o endereço:
Instituto Estadual de Florestas – Assessoria de Programas e Projetos Especiais
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Ed. Minas – 1º andar – Estação de Trabalho 680 e 682
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 – Serra Verde – Belo Horizonte – MG
CEP: 31.630-900

Unidades onde o serviço é prestado