Você está aqui:

Solicitar verificação de medidores de comprimento de fios elétricos

Atualizado em 29/07/2019 às 14:36

O que é

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realiza a checagem nos instrumentos de medição utilizados em depósitos de materiais de construção e lojas elétricas responsáveis pela medição do comprimento de fios cabos, fitas, peças de tecidos, tiras, folhas O objetivo da verificação é garantir a correta medição realizada no comércio nesse tipo de produto, para que não acarrete prejuízo ao consumidor.

A verificação desse produto é periódica e compulsória ou após manutenção/conserto. Ocorre anualmente, sem aviso prévio ao estabelecimento comercial, em qualquer dia do ano ou quando solicitado via denúncia ou pela própria empresa.

Órgão responsável

Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais - Ipem

Etapas para realização deste serviço

1
Solicitar fiscalização

A fiscalização é realizada de maneira sistemática e periódica pelo Ipem/MG, nos estabelecimentos comerciais e industriais, mas pode também ser acionada por meio de denúncias dos consumidores.
Os instrumentos são submetidos a vários testes. Os aprovados recebem as marcas de verificação do Ipem/MG (selos e etiquetas) e o Relatório de Verificação Metrológica. Caso as medições realizadas estejam incorretas, ou não estejam dentro da margem de erro permitida pelas normas técnicas do Inmetro, o instrumento é reprovado e notificado para conserto.

 

Documentação

  • CPF ou CNPJ; 
  • Relatório de verificação metrológica anterior do aparelho medidor, quando houver.

Valor

113,41

Canais de Prestação

Presencial

As denúncias podem ser realizadas por meio do Fale Conosco presente no site do Instituto, no telefone 08000 335 335, ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.

Telefone

08000 335 335

Email

ouvidoria@ipem.mg.gov.br.

Quanto tempo leva?

Depende do local onde está instalado o instrumento e a quantidade entre 15 a 30 min por instrumento.

Legislação

Lei Fedral nº 9933/99, Resolução Conmetro nº 8/2016, Portaria Inmetro 099/99

Unidades onde o serviço é prestado