O que é?
O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realiza a verificação em medidas de capacidade de 20 litros utilizadas nos postos de combustíveis, capazes de comprovar se a quantidade marcada pela bomba medidora está correta.
A verificação pode ser realizada nos postos de combustíveis ou em uma das unidades regionais do Ipem-MG: Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
A verificação deve ser realizada a cada 12 meses ou sempre que necessário. Devido ao grande manuseio na medida de capacidade, ela pode sofrer alterações nas escalas e nos lacres, o que pode afetar sua confiabilidade.
Etapas, custos e documentos
A verificação de medicas de capacidade utilizadas em postos de combustíveis é realizada de ofício anualente pelos fiscais do Ipem-MG, quando é realizado algum tipo de reparo no instrumento por oficinas credenciadas ou sempre que há denúncias da sociedade, por meio do canal de Ouvidoria do Ipem-MG.
Durante a verificação, que pode ser realiza no posto no momento das verificações/fiscalizações das bombas medidoras de combustíveis, técnicos do Instituto enchem a medida padrão do órgão com água até 20 litros.
Posteriormente, esses 20 litros são despejados na medida do detentor do instrumento/posto para certificar se o valor coincide com a medida padrão utilizada pelo Ipem-MG.
No caso da aprovação do instrumento, ele recebe um lacre do Ipem-MG, a etiqueta de verificação e o Certificado de Verificação Metrológica. Caso reprovado, o solicitante receberá uma notificação e terá prazo de até 15 dias para providenciar os devidos reparos no instrumento e levá-lo para uma nova verificação.
CPF ou CNPJ
R$ 20,40 por instrumento
O detentor de instrumento também pode solicitar a verificação em qualquer unidade de atendmento do órgão.
Não é necessário o agendamento prévio.
CPF ou CNPJ
R$ 20,40 por instrumento
Quanto tempo leva?
25 minutos em média.
Quem utiliza esse serviço?
Detentores de medida de capacidade, bem como donos de postos de combustiveis.