Solicitar verificação de Bombas Medidoras de Combustíveis

Conteúdo Principal

O que é?

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realiza periodicamente a verificação e fiscalização dos equipamentos de medição utilizados nos postos de combustíveis. O objetivo é certificar se o volume de combustível registrado nas bombas corresponde ao volume entregue ao consumidor (dentro da faixa de erro).

 

Durante a ação, os fiscais também avaliam itens como, mangueira, painel e bico, uma vez que ajudam a garantir a segurança dos equipamentos.

 

A verificação nos postos de combustíveis é realizada anualmente, sem aviso prévio ao estabelecimento comercial, podendo ocorrer em qualquer dia do ano.

 

Já a verificação eventual pode ocorrer por efeito de denúncias.

 

Os instrumentos deverão sofrer manutenções em oficinas credenciadas ao Inmetro.

Etapas, custos e documentos

1
Realização de visita pelo órgão

A verificação de bombas medidoras de combustíveis é realizada de ofício anualmente pelos fiscais do Ipem-MG, quando é realizado algum tipo de reparo no instrumento por oficinas credenciadas ou sempre que há denúncias da sociedade, por meio do canal de Ouvidoria do Ipem-MG. 

Durante a verificação e fiscalização, fiscais do Ipem-MG conferem se o volume de combustível a ser entregue corresponde ao valor correto a ser pago, o estado de conservação das mangueiras, painéis e bicos das bombas.

 

Documentação
  • CPF ou CNPJ.

OBS: Técnicos do Ipem-MG sempre solicitam que um profissional responsável pelo posto acompanhe toda a verificação/fiscalização. 

Canais de prestação
Telefone
08000 335 335

Quanto tempo leva?

Nesta verificação não há um tempo determinado, pois varia de acordo com as especificações de cada instrumento e ensaios necessários.

 

Quem pode utilizar este serviço?

Postos de Combustíveis.

Legislação

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Contagem Diretoria de Metrologia Legal
Uberlândia Escritório Regional
Caratinga Escritório Regional
Uberaba Escritório Regional
Atualizado em: