Solicitar verificação de Balanças Industriais

Atualizado em 24/07/2019 às 17:42

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) verifica, periódica ou eventualmente, o funcionamento de balanças industriais, com cargas máximas acima de 12.000 kg O objetivo desse serviço é garantir que o instrumento esteja marcando corretamente o peso real do produto pesado.

A fiscalização periódica ocorre anualmente, sem aviso prévio ao estabelecimento comercial, podendo ocorrer em qualquer dia do ano. A verificação eventual ocorre quando o instrumento é passado por alguma manutenção essa manutenção a oficina credenciada lança os dados no SITE e este é sincronizado para o nosso sistema para gerar o roteiro das verificações eventuais, caso o proprietário esteja com uma urgência maior da verificação do instrumento ele poderá solicitar à regional do IPEM-MG mais próxima para que haja o planejamento com maior rapidez na verificação periódica do serviço.

Abatedouros, Fazendas, Indústrias, Laticínios, Granjas, Supermercados, Frigoríficos; entre outros

Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais - Ipem

Proceder verificação

Durante a verificação, os fiscais do Ipem-MG submetem a balança a vários ensaios metrológicos para conferir se o instrumento não apresenta qualquer tipo de alteração que possa induzir a erros fora dos permitidos ou fraudes em medições.

Após os testes, as balanças que forem aprovadas recebem o lacre, o laudo e o certificado de verificação do Ipem-MG, e a GRU. Havendo irregularidade, o estabelecimento industrial será notificado e terá o prazo de dez dias para solucionar os problemas apontados pelos fiscais e solicitar uma nova verificação da balança.

A manutenção da balança deverá ser realizada, obrigatoriamente, em uma oficina credenciada.

• CPF ou CNPJ;
  • Certificado de verificação metrológica do ano anterior
  • Um Profissional ou responsável pelo estabelecimento para acompanhar a verificação

Sob consulta pela Portaria Interministerial 44 de 27/01/2017

Proceder fiscalização

A fiscalização é realizada de maneira sistemática e periódica pelo Ipem/MG, nos estabelecimentos comerciais e industriais, mas pode também ser acionada por meio de denúncias dos consumidores.

Quando da instalação de um novo instrumento o fabricante deverá comunicar à Regional mais próxima da instalação do instrumento para que o Gerente realize a Programação e os Agentes Fiscais façam as verificações inicial e periódica do Instrumento.

As denúncias podem ser realizadas por meio do Fale Conosco presente no site do Instituto, no telefone 08000 335 335, ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.

• CPF ou CNPJ;
  • Certificado de verificação metrológica do ano anterior

Sob consulta pela Portaria Interministerial 44 de 27/01/2017

A verificação não tem um tempo determinado pois varia de acordo com as especificações de cada instrumento e os ensaios que são necessários realizar mas neste caso por se tratar de balanças com cargas máximas acima de 12.000 até 200.000 kg demanda maior tempo e este estimado em  1 hora.