Solicitar reajuste tarifário

Conteúdo Principal

O que é?

Processo de atualização monetária das tarifas, conforme efeitos da inflação sobre os custos do prestador em determinado período e outros aspectos que sejam previstos em normativas previamente estabelecidas.

O serviço é totalmente gratuito.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar reajuste tarifário à Arsae-MG

O demandante solicita formalmente (a partir das opções listadas em "Canais de Prestação") o cálculo de reajuste tarifário à ARSAE-MG. De acordo com a Lei Estadual 18.309/2009, após o recebimento do pedido, a agência tem 30 dias corridos para manifestar-se sobre a solicitação e após esse prazo, se favorável, tem 5 dias para publicar a resolução autorizando as tarifas reajustadas.

Documentos
Ofício
Link para acesso ao modelo de Ofício: Solicitar reajuste tarifário à Arsae-MG
Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Presencial

Ofício a ser encaminhado de maneira física para a Arsae (Rod. Papa João Paulo II, nº 4001, Edifício Gerais, 5° andar. CEP 31630-901 - Belo Horizonte - M) ou encaminhado de forma eletrônica para o e-mail da Ouvidoria (ouvidoria@arsae.mg.gov.br). Ainda, pode ser encaminhado ao setor de Protocolo do Gabinete (adriano.silva@arsae.mg.gov.br).

2
Enviar informação complementar e/ou esclarecimentos (a critério da Arsae-MG, sempre que necessário).

O prestador regulado envia para a ARSAE-MG (a partir das opções listadas em "Canais de Prestação") as informações e/ou esclarecimentos, caso solicitado por e-mail ou Peticionamento via SEI. A contar do recebimento do pedido do reajuste tarifário, caso seja necessário, a ARSAE-MG tem 5 dias úteis para solicitar esclarecimentos adicionais ao prestador regulado ou ordenar diligências para verificação dos dados fornecidos, conforme dispõe a Lei Estadual 18.309/2009. Até obter todas as informações necessárias para a realização do cálculo, o prazo de 35 dias para conclusão do processo fica suspenso.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Presencial

Ofício a ser encaminhado de maneira eletrônica para o e-mail da Ouvidoria (ouvidoria@arsae.mg.gov.br). Ainda, pode ser encaminhado ao setor de Protocolo do Gabinete (adriano.silva@arsae.mg.gov.br) ou, caso seja de interesse do Prestador, encaminhar via Peticionamento Eletrônico SEI. Em último caso, ser encaminhado de maneira física para a Arsae (Rod. Papa João Paulo II, nº 4001, Edifício Gerais, 5° andar. CEP 31630-901 - Belo Horizonte - MG).

3
Verificar a publicação do reajuste tarifário no site da Arsae-MG ou no Diário Oficial do Estado

O demandante consulta a publicação do reajuste tarifário no site da Arsae-MG ou no Diário Oficial do Estado. O reajuste tarifário é feito com base nas diretrizes das Leis Federal 11.445/2007 e Estadual 18.309/2009, na metodologia estabelecida na Resolução ARSAE-MG nº 03/2011, e nas regras definidas na última revisão tarifária do prestador demandante, como a aplicação de fator de qualidade ou produtividade.

As informações utilizadas no cálculo são as solicitadas a partir do pedido de reajuste feito pelo prestador e aquelas rotineiras enviadas regularmente à agência, conforme normatizado pela Resolução ARSAE-MG nº 114/2018. As tarifas podem ser aplicadas a partir de 30 dias da publicação da resolução no Diário Oficial, desde que completados pelo menos 12 meses de vigência do último reajuste tarifário. 

Valor

Gratuito.

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

35 dias corridos. 

Quem pode utilizar este serviço?

Prestadores de serviços de saneamento básico regulados pela Arsae-MG.

Legislação

Lei Federal 11.445/2007,

Lei Estadual 18.309/2009,

Resoluções Arsae-MG 03/2011 e 114/2018,

Decreto Estadual 47.884/2020

Outras informações

Caso não haja informações suficientes, o prazo do serviço poderá ser suspenso. As perdas financeiras decorrentes do descumprimento pela Arsae-MG do prazo previsto serão compensadas no cálculo do reajuste ou da revisão.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Gabinete - Arsae
Atualizado em: