Solicitar Fiscalização Técnico-Operacional

Conteúdo Principal

O que é?

Fiscalização do prestador regulado pela Arsae-MG com relação a possível não conformidade na prestação de serviços do âmbito técnico-operacional, comumente relacionado à qualidade dos serviços.

O serviço é totalmente gratuito.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar Fiscalização Técnico-operacional.

O interessado apresenta denúncia ou solicitação de atuação da Agência (a partir das opções listadas em "Canais de Prestação") apontando indícios de descumprimento de regras de natureza técnica operacional. A equipes técnicas irão avaliar o pedido.

Documentos
Ofício
Link para acesso ao modelo de Ofício: Solicitar Fiscalização Técnico-operacional
Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Presencial

Ofício a ser encaminhado de maneira eletrônica para o e-mail da Ouvidoria (ouvidoria@arsae.mg.gov.br). Ainda, pode ser encaminhado ao setor de Protocolo do Gabinete (adriano.silva@arsae.mg.gov.br). Em último caso, pode ser encaminhado de maneira física para a Arsae (Rod. Papa João Paulo II, nº 4001, Edifício Gerais, 5° andar. CEP 31630-901 - Belo Horizonte - MG).

2
Acompanhar solicitação

Uma vez concluída a fiscalização, é produzido Relatório de Fiscalização Técnico-operacional, que é encaminhado ao demandante por ofício e publicado no sítio eletrônico da Agência. O envio é realizado a partir das opções listadas em "Canais de Prestação".

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Presencial

A resposta será enviada via e-mail e/ou telefone, juntamente com o número do Processo no SEI-MG e orientações para a Pesquisa Pública (não é necessário cadastro externo). A entrega será presencial, com a entrega de cópia impressa (caso solicitado). O Relatório de Fiscalização Técnico-operacional será publicado no sítio eletrônico da Arsae-MG.

Quanto tempo leva?

30 dias.

Quem pode utilizar este serviço?

Prefeituras, Câmaras Municipais, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Poder Judiciário. 

Legislação

Dúvidas frequentes

Questões relativas a danos ambientais, recursos hídricos, outorgas devem ser encaminhadas para órgãos competentes. Questões referentes a drenagem urbana devem ser encaminhadas para órgãos municipais. Solicitações individuais são tratadas pelos serviços da Ouvidoria da Arsae-MG.

Outras informações

As solicitações são avaliadas e priorizadas. O prazo de atendimento começa a contar a partir  do ato de fiscalizar "in loco" pela equipe técnica da Arsae-MG.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Gabinete - Arsae
Atualizado em: