Solicitar Inventário de Bem Cultural

Conteúdo Principal

O que é?

 

O Inventário insere- se no contexto das medidas administrativas de proteção ao patrimônio cultural, previstos na constituição Federal e Estadual, e corresponde à atividade sistemática e permanente de identificação, pesquisa, documentação e gestão, desenvolvida conforme planejamento estabelecido pelo IEPHA/MG.

 

Etapas, custos e documentos

1
Protocolar pedido de inventário

Enviar pedido de ofício de inventário com justificativa da importância do acervo cultural a ser inventariado e com dados do requerente interessado via Protocolo eletrônico de documentos Sei!.

Documentação

Ofício e informações detalhadas do acervo a ser analisado.

Valor

Gratuito

Canais de prestação
2
Aguardar resposta

O interessado deverá aguardar a resposta via SEI! Ou contatos informados no ofício.

Canais de prestação

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadão, municípios e colecionadores particulares de acervos.

Legislação

Dúvidas frequentes

Outras informações

A compreensão do inventário fundamenta-se em processos sócio-culturais dinâmicos e sistemáticos, visando o conhecimento e o cadastro de bens culturais de natureza material e imaterial de Minas Gerais. Essas manifestações de vários grupos sociais correspondem a elementos identitários de seus territórios, de suas narrativas e de seu modo de vida. Esse processo, sempre que possível, deve ser construído em conjunto com as comunidades, coletivos de cultura, entre outros, buscando o levantamento de suas referências culturais com vistas ao seu conhecimento, pesquisa, proteção, planejamento, gestão e divulgação desses bens.

Atualizado em: