Solicitar a Doação de Imóveis ao Município

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O que é?

A alienação de bens imóveis por meio de doação a outro órgão ou entidade da Administração Pública é permitida, desde que seja de interesse público justificado (Dec. nº 46.467/2014). 

Caso o município tenha interesse em adquirir algum imóvel de propriedade do Estado em seu território, ele deverá formalizar o pedido para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, a qual tratará de analisar a viabilidade da doação requerida pelo município solicitante.
É importante ressaltar que a doação necessita de lei autorizativa para a sua efetivação. 

Vale destacar, que o imóvel só passa para o patrimônio do(a) donatário(a) após a averbação da escritura de doação na matrícula do imóvel, o que deve ser feito no cartório de registro de imóveis competente. 

Etapas, custos e documentos

1
Enviar ofício à SEPLAG

O requerimento da doação do imóvel deve ser feito por meio de peticionamento via SEI! MG, com o envio um ofício, no qual deverá constar o endereço completo do imóvel de interesse, bem como a destinação pretendida pelo(a) interessado(a) com o seu uso.

Clique aqui para acessar o SEI! Usuário Externo

2
Acompanhar o andamento da solicitação

Uma vez realizado o peticionamento no SEI!, o município solicitante pode acompanhar a todo momento o andamento do pedido pela plataforma, através de seu usuário.

Clique aqui para acessar o SEI! Usuário Externo

Após receber o requerimento, a SEPLAG avaliará a conveniência e a oportunidade da doação do imóvel. Isso inclui verificar se o imóvel está desocupado e se atende aos requisitos para sua alienação.
Se a doação for viável, será elaborado um projeto de lei para sua publicação. 

3
Acompanhar a Tramitação de Projetos de Lei

Através deste link, o(a) interessado(a) pode acompanhar a tramitação da proposta na ALMG.

O projeto de lei publicado passará a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e não mais pelo SEI! MG, tendo em vista a necessidade de autorização legislativa para doar imóveis públicos. 

4
Formalizar doação de imóvel estadual em escritura pública

Uma vez publicada a lei que autoriza a doação do imóvel, o(a) donatário(a) deve realizar a transferência de propriedade de um imóvel do Estado para o seu nome, por meio de escritura pública.
Para isso, o(a) demandante deve inserir a documentação exigida no processo SEI! de seu peticionamento, quando solicitado(a).
As listas abaixo exemplificam as documentações solicitadas para a formalização de doação em escritura pública, de modo que poderão ser exigidos pela SEPLAG quaisquer outros documentos, se houver necessidade. 

Após a confirmação da habilitação do(a) donatário(a) e a validação do laudo de avaliação de imóveis, a SEPLAG instruirá a minuta da escritura pública para envio ao cartório de notas junto com a documentação completa.
Em seguida, o cartório de notas irá analisar os documentos do processo e validar a minuta, encaminhando-os novamente à SEPLAG para uma segunda conferência. 

Documentos
Termo de Posse
Termo de posse do prefeito municipal, ou de quem seja competente para adquirir imóvel, quando se tratar de pessoa jurídica de direito público;
Carteira de Identidade (RG)
Documentos de identificação e dados pessoais do Prefeito/Representante (RG e CPF), estado civil e profissão;
E-mail e telefone para contato
Telefone de contato e endereço eletrônico Oficial (e-mail) para constar na escritura e comunicação de atos a serem executados pelo ente; 
Procuração
Procuração lavrada por instrumento público, em caso de ser representada por procurador, bem como os documentos de identificação e dados pessoais do procurador (RG e CPF), estado civil e profissão; 
Carta de Comunicado
Informação expressa do representante se pretende assinar a Escritura via e-notariado ou presencial nesta Capital (pode ser redigida na forma de um e-mail); 
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
Comprovante
Comprovantes de aplicação dos mínimos constitucionais em saúde e educação do último exercício; 
Laudo Técnico de Avaliação imobiliária
Laudo de avaliação de valor venal do imóvel (válido por 12 meses), elaborado por profissional habilitado, conforme ABNT. Para fins de auxiliar os trabalhos, segue link para referência de serviço de validação de laudo técnico realizado pela SEPLAG  (inserir o link quando for criado). 
Valor

A emissão da escritura pública está sujeita à cobrança de taxas e emolumentos, que devem ser pagos diretamente ao Cartório de Notas.
O valor exato pode variar conforme o tipo de escritura e a localidade, sendo importante consultar o cartório responsável para obter informações detalhadas sobre os custos envolvidos. 

5
Assinar a Escritura Pública de Doação

O(A) representante do(a) donatário(a) deve assinar a escritura pública junto ao cartório de notas, de forma presencial ou on-line, conforme informado no início do processo, no ato do envio da documentação preliminar. 

6
Acompanhar o recebimento do traslado da escritura

Assim que for feita a assinatura da escritura pública pela parte donatária, o(a) representante competente da SEPLAG procederá à sua assinatura, formalizando o ato. Em seguida, será realizada a retirada do traslado da escritura, o qual será digitalizado e devidamente disponibilizado no processo SEI (Sistema Eletrônico de Informações), onde pode ser acompanhado o recebimento.
Após essa etapa, o traslado original será enviado ao Município por meio de correio. 

Quanto tempo leva?

O prazo para resposta do ofício à SEPLAG é de 10 (dez) dias úteis após o seu recebimento, podendo se estender conforme a capacidade de atendimento das demandas no setor. 

O conteúdo da resposta da SEPLAG abrangerá apenas a possibilidade ou não de realizar a doação, que dependerá de autorização legislativa prévia, de modo que, caso seja de interesse a sua instrução, poderá levar meses até a sua conclusão. 

Quem utiliza esse serviço?

Municípios de Minas Gerais, entidades da administração indireta e demais entes federados.

Legislação

Decreto nº 46.467, de 28/03/2014 

Gestão de imóveis patrimoniais no âmbito da administração pública

Lei Federal nº 14.133 de 01/04/2021 

Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

Outras informações

Atualizado em: