Solicitar Cancelamento de Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e)

Conteúdo Principal

O que é?

Serviço que permite o Cancelamento da NFA-e pelo interessado.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar Cancelamento de NFA-e

Para solicitar o Cancelamento de NFA-e o interessado deverá acessar o SIARE, selecionar o módulo Nota Fiscal Avulsa e clicar em  Soliciar Cancelamento de Nota Fiscal Avulsa.

Será exibida a tela Solicitar Cancelamento de NFA onde será selecionado o tipo de documento que será cancelado (Nota Fiscal Avulsa, Nota Fiscal Avulsa Eletrônica ou NFAOffline).

Selecionar o tipo de documento e informar o número e ano de emissão; preencher o campo de justificativa e clicar no comando "Confirmar" para processamento do serviço.

 

Documentação

Quando a solicitação for encaminhada para análise, poderá ser registrada pendência para  apresentação de documentos que justifiquem o cancelamento da NFA e Vias da NFA impressa, conforme o caso.

Valor

Gratuito

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

  • Processamento imediato quando a data de saída for igual ou maior que a data da solicitação do cancelamento
  • Um a dois dias úteis, quando a data de saída for menor que a data da solicitação do cancelamento, situação em que será gerado protocolo  para análise na repartição fazendária de circunscrição da unidade que autorizou o documento fiscal. 

Quem pode utilizar este serviço?

Usuários da Nota Fiscal Avulsa eletrônica emitida no SIARE: Produtor Rural Pessoa Física (PRPF), Microempreendedor Individual (MEI), Pessoa Jurídica não Inscrita e Pessoa Física.

Legislação

Outras informações

O Produtor Rural Pessoa Física (PRPF) solicitará o cancelamento mediante acesso no SIARE, com login e senha de acesso restrito.

Os usuários que não possuem senha de acesso restrito (PF, PJ não Inscrita e MEI), farão acesso no SIARE através do protocolo e senha vinculados à solicitação do documento fiscal. 

 

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: