O que é?
O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realiza a calibração das massas (pesos-padrão) e medidas de capacidade utilizadas nas avaliações metrológicas efetuadas pelo próprio Instituto e por oficinas de manutenção de balanças e bombas de combustíveis.
A calibração deve ser solicitada sempre que os pesos e as medidas de capacidade sofrerem algum dano, para que os resultados dos serviços de avaliação metrológica realizados com esses instrumentos não sejam comprometidos. Para ser credenciada ou ter seu registro renovado no Ipem-MG, as oficinas de manutenção de balanças ou bombas de combustíveis também precisarão submeter às massas e medidas de capacidade ao serviço de calibração.
Etapas, custos e documentos
O serviço de calibração deve ser solicitado junto ao Ipem-MG.
O solicitante deve informar por e-mail à Gerência de Laboratórios do Ipem-MG a marca, número de série e o número do Inmetro relativo ao instrumento a ser verificado.
CNPJ ou CPF, razão social e contatos de telefone da empresa.
O solicitante deve aprovar por e-mail o orçamento enviado pela Gerência de Laboratórios, e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) referente ao serviço.
O valor será conforme especificado no orçamento, tendo como referência dos valores da Portaria Interministerial Nº 44 de 22 de janeiro de 2017, anexo II.
O solicitante, após comprovação do pagamento, deve aguardar o agendamento da verificação do instrumento, que será realizado pela Gerência de Laboratório através do e-mail.
Quanto tempo leva?
O serviço é realizado conforme agendamento.
Quem utiliza esse serviço?
Oficinas de manutenção de balanças.
Oficinas de manutenção de bombas de combustíveis.
Legislação
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Contagem | Gerência de Laboratórios - GLAB |