O que é?
A Carteira Nacional do Artesão é um documento, válido em todo o território nacional, que formaliza a atividade artesanal, e proporciona aos(as) portadores(as) acesso à cursos de capacitação, feiras e eventos, apoiados pela Secretaria e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), bem como as ações dos Serviços em Inovação e Tecnologia - SEBRAETEC.
O documento é válido por 6 (seis) anos, após este período é necessária a renovação do documento.
Etapas, custos e documentos
Entrar em contato por WhatsApp e solicitar renovação.
Para enviar os documentos é necessário seguir os seguintes passos:
- Enviar fotos dos trabalhos efetuados;
- Termo de ciência todo preenchido e assinado.
Caso queira inserir uma nova técnica na sua carteira nacional do artesão, na renovação, é necessário apresentar um vídeo com duração de 6 minutos, podendo ser dividido em 03 etapas contendo princípio, meio e fim do seu trabalho para a prova de habilidade.
Durante a gravação é preciso que o seu rosto, mãos e trabalho apareçam durante todo o tempo.
Gratuito
Quanto tempo leva?
Para o atendimento realizado online - 3 dias úteis após o envio de toda documentação solicitada
Quem utiliza esse serviço?
Artesãos e artesãs de todo estado de Minas Gerais, que já possuam o documento e está com a validade vencida.
Legislação
Dúvidas frequentes
1. O(A) artesão(ã) que está com a carteira para vencer, pode solicitar a renovação?
Não, o Sistema permite renovação só após o vencimento
2. A minha carteira ainda não venceu, mas quero inserir uma nova técnica, posso?
Sim, porém será preciso a realização da prova de habilidades e a data de vencimento, não será alterada.
3. A carteira vencida perde sua validade de uso?
Sim, em serviços em que a carteira é um pré requisito, caso ela esteja vencida o documento não é aceito.