Realizar eventos Pró-Genética e Pró-Fêmeas

Realizar eventos (Feiras e/ou leilões) voltados a comercialização de touros e fêmeas geneticamente superiores em consonância com o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró - Genética e Pró - Fêmeas).

Demandar o evento (feira ou leilão) e parceria

O interessado em promover a melhoria genética do rebanho bovino de um determinado município, deverá entrar em contato com a SEAPA ou com a Emater-MG regional ou local que irão avaliar a viabilidade da parceria e da realização do evento (feira ou leilão).

Ressaltamos que o proponente irá tomar conhecimento do regulamento do Programa para que posteriormente junto com a Emater-MG irá trabalhar a demanda de animais e raças junto aos produtores.

Solicitar a chancela do Evento (feira ou leilão)

Basta acessar o site da Emater-MG e realizar todo esse procedimento via o Sistema do Pró-Genética.

Documentação

Ofício eletrônico de solicitação de chancela para evento disponível no site da Emater-MG.

Análise do ofício de solicitação

A Seapa irá articular com as associações de criadores parceiras do Programa, estes irão verificar possíveis criadores interessados em participar do evento.

Emissão do Ofício de Chancela

A SEAPA irá oficializar o evento e enviar no e-mail do proponente o ofício de chancela.

Divulgar Evento

É necessário o proponente divulgar o evento junto às lideranças e produtores interessados em adquirir touros e fêmeas geneticamente melhorados.

Documentação

Convite (documento padrão) anexo ao regulamento.

Enviar o Relatório Final de Evento

Após a realização do evento o proponente irá enviar o relatório final de evento (documento padrão) anexo ao regulamento do Programa, informando os dados do evento e quantos animais foram comercializados e o preço de cada um.

Documentação

Relatório Final de Evento (documento padrão - abaixo nos canais de prestação).

No mínimo 45 dias antes da data do evento.

Sindicatos rurais; entidades de classes regionais; entidades ligadas ao agronegócio (cooperativas, etc.); prefeituras e produtores rurais.

IMPORTANTE: Em cada município, o programa é realizado por meio de feiras e ou leilões de touros e matrizes, promovidos por um arranjo local entre as instituições parceiras. Produtores interessados em adquirir touros e matrizes geneticamente superiores, comparecem nestes eventos e negociam diretamente com os criadores/vendedores.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Subsecretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável