Pagar multas aplicadas em autos de infração ambientais

Trata-se do serviço de obtenção do Documento de Arrecadação Estadual - DAE para efetuar o pagamento à vista de multas ambientais.

Solicitar DAE para pagamento à vista

Para solicitar o documento de arrecadação estadual (DAE) com o valor integral da multa ambiental, o autuado deverá entrar em contato com a unidade regional responsável pela análise do auto de infração, indicada no próprio auto, especificamente no campo que orienta em qual unidade a defesa administrativa deve ser apresentada. Ele deverá informar o número e o ano do auto de infração.

O autuado receberá o DAE pelo canal que escolheu realizar a solicitação.

Auto de infração
Se Pessoa Física ou Jurídica: Cópia do Auto de Infração (Não obrigatório, somente se possível)
Carteira de Identidade (RG)
Se Pessoa Física: Cópia dos documentos de identidade do autuado e do procurador (quando for o caso)  Se Pessoa Jurídica: Cópia dos documentos de identidade dos sócios-gerentes, e procurador (quando for o caso)
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Se Pessoa Física: Cópia do CPF do autuado e do procurador (quando for o caso)  Se Pessoa Jurídica: Cópia do CPF dos sócios-gerentes, e procurador (quando for o caso)
Ato constitutivo (Estatuto ou Contrato Social)
Se Pessoa Jurídica: Cópia da última alteração do contrato social ou estatuto
Formulário preenchido
Se Pessoa Física ou Jurídica:  Requerimento de DAE assinado

Presencial

Caso deseja atendimento presencial, o autuado deverá se dirigir até o endereço da unidade descrita no auto de infração, de segunda à sexta-feira, de 09h às 17h, (intervalo para o almoço entre 12h e 13h).

Telefone
De segunda à sexta-feira, de 09h às 12h. Os telefones estão disponíveis no site da Semad, e no campo “Outras informações”.
Efetuar o pagamento do DAE

Nessa etapa, o usuário deverá efetuar o pagamento do DAE recebido.

Conforme valor do DAE.

Se a solicitação for realizada na unidade correta, com os documentos solicitados na primeira etapa, o tempo médio para a prestação deste serviço é de 1 dia útil.

Pessoas físicas e jurídicas de direito privado; empresas privadas; empresas públicas; empresas de economia mista; que tenham sido autuadas pelo órgão ambiental ou agentes conveniados, cuja a penalidade de multa tenha se tornado definitiva.

Dúvidas frequentes

É possível emitir segunda via de DAE para pagamento à vista?
- Sim, é possível emitir, no entanto, após o vencimento do DAE, o processo poderá a qualquer momento ser encaminhado para inscrição em dívida ativa, em caso de não quitação, portanto, é importante que o pedido seja feito imediatamente após o vencimento do DAE anterior.

Pedi o DAE, mas o valor está divergente do informado no auto de infração. O que significa?
Existem duas possibilidades para valores divergentes:
- Primeiramente, sobre o valor da multa incidirão juros e correção monetária a partir do 21° dia após a cientificação do auto de infração, ou seja, após o prazo para manifestação do autuado.
- Além disso, existe a possibilidade de o auto de infração ter sido lavrado em UFEMGs e, portanto, é necessário fazer a conversão do valor de acordo com o ano de lavratura e o disponibilizado pela Secretaria da Fazenda – SEF.

A unidade regional responsável pelo atendimento da demanda está descrita no próprio auto de infração, no campo que orienta a qual unidade deverá ser apresentada a defesa.

UNIDADE RESPONSÁVEL PELA ANÁLISE DO AUTO DE INFRAÇÃO

Quem lavrou o auto de infração?

Qual a Data de Lavratura do auto de infração?

Unidade responsável pela análise

Policia Militar do Estado de Minas Gerais

De 21 de Janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2015

Após 01 de janeiro de 2016

Servidores lotados nas diretorias de Fiscalização da SEDE

Todos os anos

Servidores lotados nas Diretorias Regionais de Fiscalização

De 21 de Janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014

Após 01 de janeiro de 2015

Servidores lotados nas Diretorias de Regularização

Todos os anos

Núcleo Regional de Autos de Infração - SUPRAM

Caso o autuado já tenha solicitado pagamento ou parcelamento para essa mesma multa em outro momento, seu processo já poderá ter sido encaminhado para inscrição em dívida ativa, não sendo possível o prosseguimento da solicitação junto ao órgão ambiental, devendo, assim, procurar a Advocacia Geral do Estado.
Outras informações, endereços das unidades, telefones e e-mails para contato, estão disponíveis aqui.

Unidades onde o serviço é prestado