Você está aqui:

Emitir o Manifesto de Transporte de Resíduos - MTR

Atualizado em 05/06/2020 às 16:06

O que é

Documento emitido pelo gerador do resíduo, por meio do Sistema MTR-MG, numerado sequencialmente, que contém informações sobre o resíduo, o gerador, o transportador e o destinador, dentre outras.

Quem pode utilizar este serviço?

Geradores de resíduos sólidos ou rejeitos nos termos da Deliberação Normativa Copam nº 232/2019

Órgão responsável

Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam

Etapas para realização deste serviço

1
Cadastrar-se no sistema MTR

Nessa etapa, caso o usuário ainda não tenha realizado o cadastro anteriormente, o usuário deverá se cadastrar, acessando aqui.  Clicar em ‘Novo Usuário’ e preencher com as informações solicitadas. Ao final do preenchimento clicar em ‘Salvar’ e o usuário receberá uma senha de acesso pelo e-mail cadastrado. Caso o usuário já possua o cadastro no sistema, essa etapa pode ser desconsiderada

Documentação

  • CPF;
  •  CNPJ;
  • Licença ambiental.

Valor

Gratuito.

Canais de Prestação

Telefone

155

Email

mtr.feam@meioambiente.mg.gov.br
2
Emitir MTR – caminho para emissão do documento

Nessa etapa o usuário Gerador acessa o sistema MTR  com seu login e senha obtido na etapa de cadastro, e então, já conectado no sistema, o gerador poderá emitir um MTR referente aos resíduos que precisa enviar para a destinação adequada. Um novo MTR deve ser emitido toda vez que uma carga de resíduos for encaminhada a uma unidade de destinação. Para isso, primeiramente, no menu Manifesto, selecionar a opção “Novo MTR”. Ao selecionar o usuário será encaminhado para a tela de preenchimento dos dados do MTR a ser emitido.

3
Emitir MTR – preenchimento e emissão

Nessa etapa o usuário deverá informar os dados solicitados nessa tela e devem ser preenchidos conforme as informações daquela carga que vai ser transportada. A cada transporte de resíduos deve ser emitido novo MTR e este documento deve acompanhar o transporte correspondente. Algumas informações que devem constar no MTR são os resíduos que serão movimentados, a forma de acondicionamento, a tecnologia utilizada para destinação, o CNPJ do transportador, o CNPJ do destinador, entre outras. Após o preenchimento dos dados clicar em “Salvar” e o sistema irá fazer o download do documento em formato .pdf.

4
Consultar MTRs emitidos

Nessa etapa o usuário poderá consultar todos os MTRs emitidos no cadastro daquele usuário. O acesso se dá fazendo login no sistema MTR, acessar o menu ‘Manifesto’ e clicar em ‘Meus MTR’ e na tela aparecerá a lista dos MTRs com algumas informações, como número do MTR, data de emissão, o transportador, o destinador e a situação em que o documento se encontra, por exemplo, se o destinador já realizou o recebimento daquele MTR pelo sistema a situação vai estar descrita como ‘MTR Recebido’, e se não houve recebimento aparecerá como ‘Salvo’.

Quanto tempo leva?

De 1 a 5 minutos dependendo da quantidade de informações a serem inseridas

Outras informações

O Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) é um sistema online que permite a rastreabilidade dos resíduos gerados e/ou destinados no estado de Minas Gerais, por meio da emissão do manifesto de transporte de resíduos (MTR), documento em que é declarado o gerador, transportador e destinador dos resíduos e rejeitos movimentados no estado, bem como através da Declaração de Movimentação de Resíduos (DMR) por parte de geradores e destinadores de resíduos. No sistema também é emitido o Certificado de Destinação Final (CDF) pelos empreendimentos de destinação de resíduos. Dessa forma, a plataforma constitui importante instrumento de gestão e fiscalização, permitindo o monitoramento, pelos órgãos ambientais e de limpeza urbana, da geração, armazenamento temporário, transporte e a destinação final dos resíduos para os quais o MTR é obrigatório, no território mineiro.

 

Para outras orientações, clique aqui. 

Para acessar vídeo orientativo, clique aqui. 

Para acessar curso sobre o Sistema MTR, clique aqui

Para acessar Manual de apoio ao usuário, clique aqui.

Dúvidas frequentes

Para acessar as respostas às perguntas frequentes, cique aqui

Unidades onde o serviço é prestado