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Obter registro de eventos pecuários

Atualizado em 16/07/2021 às 10:56

O que é

Autorização, obrigatória, concedida para que o organizador possa realizar um evento pecuário agropecuário.

Quem pode utilizar este serviço?

Empresas e instituições previamente registradas no IMA.

Órgão responsável

Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA

Etapas para realização deste serviço

1
Requerer registro do evento

Para o registro do evento, é preciso apresentar ao escritório seccional do IMA que atenda ao município onde será realizado, a documentação exigida.

Documentação

Requerimento de registro 
Declaração de Responsabilidade e Termo de Compromisso

Canais de Prestação

Presencial

Na Unidade de Atendimento listada abaixo que atenda ao município.

Email

Pelo e-mail da Unidade de Atendimento listada abaixo que atenda ao município.
2
Pagar taxa de registro

Após conferência de documentação, o interessado receberá o Documento de Arrecadação Estadual - DAE, e deve comprovar o seu pagamento, no escritório do IMA.

Documentação

Documento de Arrecadação Estadual - DAE

Valor

Clique aqui para consultar os valores. - apenas para leilões de animais. Os demais eventos pecuários são isentos.

Canais de Prestação

Presencial

No escritório seccional do IMA que atenda ao município onde o evento for ser realizado.

3
Receber o registro

O registro do evento poderá ser retirado no escritório seccional do IMA em que foi feita a solicitação ou entregue diretamente ao responsável no próprio estabelecimento, ou remetido pelos Correios, conforme opção do solicitante.

Canais de Prestação

Presencial

Na Unidade de Atendimento listada abaixo que atenda ao município.

Email

Pelo e-mail da Unidade de Atendimento listada abaixo que atenda ao município.

Quanto tempo leva?

Cerca de 5 dias.

Dúvidas frequentes

• Todos os eventos pecuários devem ser registrados no IMA, mesmo aqueles sem comercialização de animais? Sim, todos os eventos onde exista aglomeração de animais, independente da finalidade, deverão ser registrados no IMA.
• Qual prazo para solicitar o registro de um evento? Para rodeios e provas de laço e eventos que serão realizados em zona rural, o interessado deve apresentar a documentação com 30 dias de antecedência. Para outros eventos em zona urbana, o prazo é de 7 dias de antecedência.
• Os eventos pecuários de quais espécies devem ser registrados? Todos os eventos pecuários de todas as espécies devem ser registrados.

Unidades onde o serviço é prestado