Solicitar certificação de Queijo Minas Artesanal

Conteúdo Principal

O que é?

A certificação atesta que  o queijo foi produzido adotando-se boas práticas em todas as etapas da produção e fabricação, respeitando-se o bem estar animal,  com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Etapas, custos e documentos

1
Conhecer as normas do Certifica Minas

Para solicitar a certificação, o produtor deve conhecer as normas que regem o processo de certificação do Programa Certifica Queijo Minas Artesanal.

Documentação

Normas Certifica Queijo Minas Artesanal

2
Solicitar a certificação

O interessado deve preencher e enviar,  por e-mail, o requerimento de certificação e os documentos listados no formulário.

Documentação

Formulário Requerimento Certificação - Certifica Queijo Minas Artesanal
 

Canais de prestação
3
Assinar contrato

Num prazo de 30 dias, a Gerência de Certificação do IMA fará a análise e a avaliação dos documentos. Caso haja viabilidade, será recebido o contrato de certificação por e-mail. Estando de acordo o interessado deve assinar e devolver à Gerência de Certificação por e-mail.

Documentação

Contrato de certificação

Canais de prestação
4
Assinar proposta de serviço

O produtor recebe a proposta de serviço por e-mail com as informações sobre a auditoria a ser realizada (data, duração e componentes da equipe auditora). Deve assinar a proposta e devolver por e-mail.

Documentação

Proposta de serviço/plano de auditoria

Canais de prestação
5
Pagar taxa

O Documento de Arrecadação Estadual - DAE será recebido por e-mail para pagamento da taxa. Para agricultura familiar com DAP ativa o serviço é gratuito

Documentação

Documento de Arrecadação Estadual - DAE

Canais de prestação
6
Acompanhar auditoria

Receber o auditor do IMA que irá constatar o cumprimento das normas de certificação.  Na propriedade, realiza constatações visuais, entrevistas, coleta de amostras para análise laboratorial e checagem de registros (documentos, notas fiscais, recibos, anotações, etc) referentes a todas as etapas do processo produtivo. Após cumpridos os critérios para a certificação, o produtor recebe o Certificado de Conformidade.

Documentação

Certificado de Conformidade

Canais de prestação
Presencial

Na propriedade solicitante da certificação

7
Solicitar selo

Informar em formulário especifico, a ser enviado pelo IMA, a quantidade de selos que deseja confeccionar.  O IMA autoriza a impressão do selos de identificação que serão usados nos produtos.

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

60 a 180 dias

Quem pode utilizar este serviço?

Produtores de Queijo Minas Artesanal

Arquivos

Legislação

Outras informações

Os produtores mineiros buscam alternativas para valorizar o queijo minas artesanal. Uma delas é o Programa Certifica Queijo Minas Artesanal, instituído pelo Governo de Minas que favorece cada vez mais a conquista do mercado nacional e internacional.

O IMA audita todas as etapas do processo de produção do queijo minas artesanal, que deve atender os procedimentos de boas práticas de fabricação, adequação social e responsabilidade ambiental. O programa Certifica Queijo Minas Artesanal é de adesão voluntária.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: