Solicitar certificação de café

Conteúdo Principal

O que é?

A certificação atesta que o café foi produzido por meio da adoção de boas práticas agrícolas com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Etapas, custos e documentos

1
Conhecer as normas do Certifica Minas

Para solicitar a certificação, o produtor deve conhecer as normas que regem o processo de certificação do Programa Certifica Minas Café.

Documentação

Normas Certifica Minas Café.

2
Solicitar a Certificação

Para solicitar a certificação, o interessado deve preencher e enviar ao IMA, via Correios, o requerimento de certificação, os documentos listados no formulário e o contrato.

Documentação

Formulário de Requerimento Certificação Café
Documentos informados no requerimento
Contrato de Ceritificação

Canais de prestação
Presencial

Correios para: Instituto Mineiro de Agropecuária
Gerência de Certificação
Rodovia Papa João Paulo II, 4001 - Bairro Serra Verde 
Cidade Administrativa Tancredo Neves - Edifício Gerais - 10º andar
CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte - Minas Gerais

3
Acompanhar auditoria

Receber o auditor do IMA que irá constatar o cumprimento das normas de certificação. Na propriedade, realiza constatações visuais, entrevistas, coleta de amostras para análise laboratorial e checagem de registros (documentos, notas fiscais, recibos, anotações, etc) referentes a todas as etapas do processo produtivo.

Canais de prestação
Presencial

Na propriedade solicitante da certificação

4
Pagar taxa

O interessado recebe, no ato da auditoria, o Documento de Arrecadação Estadual - DAE para pagamento da taxa de auditoria. Para agricultura familiar com DAP ativa o serviço é gratuito.
Após cumpridos os critérios para a certificação e efetuado o pagamento da taxa de auditoria, o produtor recebe o Certificado de Conformidade

Documentação

Documento de Arrecadação Estadual

Certificado de Conformidade

Canais de prestação
5
Solicitar selo

Para café torrado e moído: o interessado deve preencher formulário enviado pelo IMA por e-mail  e devolvê-lo preenchido por e-mail. A arte dos selos também será recebida por e-mail.

Para  compra do selo de sacaria de 60 kg: interessado deve preencher formulário recebido por e-mail  e devolvê-lo preenchido por e-mail. Será recebido o Documento de Arrecadação (DAE) por e-mail para apagamento da taxa.  Os selos serão enviados os pelo correio

 

Documentação

Formulário solicitação uso do selo
Documento de Arrecadação Estadual 

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

45 dias

Quem pode utilizar este serviço?

Produtores rurais, associações e cooperativas de produtores rurais do estado de Minas Gerais.

Arquivos

Legislação

Outras informações

O Certifica Minas Café é um programa criado pelo Governo de Minas para promover a adoção de práticas sustentáveis, da rastreabilidade, melhor qualidade do grão e da remuneração. A certificação oferece real possibilidade de ocupar novos mercados, inclusive o internacional, principalmente pela observância e adesão aos aspectos relacionados à produção sustentável. O programa Certifica Minas Café transcorre em diversas etapas e inclui um conjunto de ações e procedimentos específicos, como mostrado abaixo.

Para mais informações: gec@ima.mg.gov.br ou (31) 3915 8772 - 3915 8773

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: