Entregar na SEF o Termo de Responsabilidade

O Termo de Responsabilidade é um documento fiscal exibido ao contribuinte quando, após o deferimento de concessão de IE e de alteração do responsável máster, ele não optar pelo uso do Certificado Digital. Destina-se a habilitar o contribuinte a criar uma senha que o possibilitará a solicitação de serviços de acesso restrito disponibilizados no Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE). Esse documento deverá ser impresso, assinado e encaminhado à Administração Fazendária do seu município.

Assinar e providenciar os documentos

O contribuinte ou contabilista, de posse do Termo de Responsabilidade que é gerado no ato do deferimento da solicitação de Inscrição Estadual ou alteração do responsável máster, assina esse documento e providencia os demais documentos.

Contribuinte Anexar:

• Termo de Responsabilidade devidamente assinado (assinatura idêntica ao documento de identidade), devendo ser observada a cláusula de administração.
  • Documento de identidade (Administrador e Procurador, se for o caso).
  • Cópia das alterações contratuais/atas, conforme o caso.
  • Tratando-se de Sociedade Anônima, Fundação ou Associação, apresentar também, cópia do Estatuto Social.
  • Procuração, se for o caso.

Contabilista pessoa física Anexar:

• Protocolo SIARE.
  • Termo de Responsabilidade assinado.
  • Carteira de Identidade Profissional (CRC).
  • Procuração e documento de identificação do procurador, se for o caso.

Contabilista pessoa jurídica Anexar:

• Termo de Responsabilidade, devendo ser observado a cláusula de administração.
  • Contrato social consolidado ou contrato social e alterações, se for o caso.
  • Registro da empresa no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
  • Documento de identificação.
  • Procuração e documento de identificação do procurador, se for o caso.

Não tem custos

Encaminhar o TR pelo Portal da SEF
  1. Acessar o Portal da SEF, os Contribuintes dos municípios de Belo Horizonte e Contagem, clica no Fale com AF  e seleciona Entrega do Termo de Responsabilidade Contribuinte ou Contabilista, anexa o Termo e os documentos.
  2. Demais Municípios, deverão enviar e-mail à Administração Fazendária anexando o Termo e os documentos indicados.
Aguardar contato da Administração Fazendária.
  1. A Administração Fazendária irá analisar os documentos e proceder as alterações, ou entrar em contato por email com o solicitante caso seja necessário.

Em média 3 (três) dias uteis.

O contribuinte ou o contabilista para efetivação do Cadastro na SEF.

155 LIG Minas, opção 5, para todo o Estado de MG

(31) 3069-6601 para outros Estados ou Países e uso em Celular