Concluir o Ensino Fundamental em Escolas Estaduais por meio de Educação de Jovens e Adultos - EJA

Conteúdo Principal
Atualizado em: 04/04/2022 - 11:23

O que é?

O Ensino Fundamental é a etapa da Educação Básica que visa a formação do cidadão com foco no seu desenvolvimento intelectual e social. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa atender jovens e adultos que não tiveram oportunidades de estudos na idade recomendada e desejam completar a Educação Básica. O Ensino Fundamental - Anos Finais, que contempla 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, na modalidade EJA é ofertado de forma presencial em escolas estaduais. O curso é ministrado no turno noturno e exige 75% (setenta e cinco por cento) de frequência para fins de aprovação.

Etapas, custos e documentos

1
Realizar o cadastro escolar

O interessado deverá acessar o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) e fazer o seu cadastro, indicando que deseja se matricular na EJA Ensino Fundamental e 3 opções de escolas onde deseja estudar.

Documentação

CPF e RG ou certidão de nascimento.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
2
Realizar a matrícula

Após verificar no SUCEM para qual escola foi designado, o interessado deverá comparecer à unidade escolar e apresentar a documentação necessária para efetivação da matrícula.

Documentação

CPF, RG ou certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, comprovante de inscrição no SUCEM.

Canais de prestação
Presencial

Escola na qual a matrícula foi realizada.

3
Concluir o curso

O estudante deverá frequentar os 4 períodos da EJA Ensino Fundamental - Anos Finais para obter a certificação de concluinte dessa etapa e ser considerado apto a cursar o Ensino Médio.

Documentação

Não exigida.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Presencial

Escolas.

Quanto tempo leva?

O Ensino Fundamental - Anos Finais, que consiste no 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, na modalidade EJA, tem a duração de 2 (dois) anos, organizados em 4 (quatro) períodos semestrais.

Quem pode utilizar este serviço?

Jovens e adultos que tenham idade mínima de 15 (quinze) anos completos, que tenham concluído o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) e que não tenham concluído o Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º Anos).

Legislação

Outras informações

Para conhecer as escolas ofertante da EJA Ensino Fundamental acesse o link a seguir: https://www2.educacao.mg.gov.br/parceiro/lista-de-escolas

A matrícula na EJA pode ser feita ao longo de todo o ano letivo. Para se matricular em período fora do cadastro escolar, o interessado deverá procurar uma das escolas ofertantes do serviço.

Caso o interessado não tenha concluído o Ensino Fundamental - Anos Iniciais, poderá procurar a Superintendência Regional de Ensino (SRE) à qual pertence o seu município para ser direcionado a uma escola estadual credenciada a conferir comprovante de conclusão da etapa, mediante realização de avaliação. Poderá, também, cursar a EJA Ensino Fundamental - Anos Iniciais na rede pública municipal.

Unidades onde o serviço é prestado