Certificar Autenticidade de Documentos Fiscais

Conteúdo Principal

O que é?

Serviço disponibilizado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) na internet, que possibilita ao usuário certificar se o documento foi emitido pela SEF-MG, de acordo com sua forma original.

Encontra-se disponível a certificação da Certidão de Débito Tributário (CDT), Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e, inclusive da emissão especial), e da Autorização de Aquisição de Veículo com Isenção do ICMS.

Etapas, custos e documentos

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Certificar Autenticidade do Documento

Para utilizar o serviço, acessar o Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE)

  • Clicar em Certificar Documentos
  • Informar o número e o dígito visualizados no final do documento impresso ( O campo "Dígito" deverá ser preenchido com o último número informado no Código de Controle do Documento)
  • Clicar em "Pesquisar"
  • Aguardar a exibição automática do documento
  • Verificar se o documento impresso é o mesmo documento exibido na tela do sistema.

 

Documentação

Estar de posse do documento a ser verificada a autenticidade
 

Valor

Serviço gratuito

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

Serviço eletrônico com retorno imediato.

Quem pode utilizar este serviço?

O usuário de serviços da SEF/MG, de posse do documento emitido por meio do SIARE.

Legislação

Outras informações

Disponíveis no Portal da SEF/MG, em Certificação da Autenticidade de Documentos

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: