Assumir a competência originária e estabelecer convênio para a regularização ambiental municipal

Atualizado em 13/06/2019 às 14:21

O município que deseja assumir o licenciamento, controle e fiscalização ambiental de empreendimentos de impacto local previstos na DN Copam nº 213/2017, considerados de competência originária do município deve formalizar a sua adesão por meio de ata e informar o atendimento aos critérios mínimos estabelecidos na referida deliberação.

O município que deseja exercer a competência para o licenciamento, controle e fiscalização de empreendimentos listados na DN Copam 217/2017, para além daqueles considerados de competência originária, devem firmar termo de convênio de cooperação administrativa e técnica com a Semad, indicando a classe dos empreendimentos que deseja licenciar.

Os municípios que atendam aos requisitos da Deliberação Normativa Copam nº 213/2017 para os que desejam assumir a competência originária e municípios que atendam aos requisitos do Decreto Estadual n. º 46.937/2016 para aqueles que desejam celebrar convênio.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD

Assumir a competência originária para o licenciamento, controle e fiscalização ambiental municipal de atividades de impacto local

A adesão do município ao licenciamento, controle e fiscalização ambiental por meio da DN Copam 213/2017 deve ser comunicada previamente a Semad, por meio de contato com a Diretora de Apoio a Gestão Municipal. O município interessado deve enviar um oficio à DAGEM, informando do interesse em assumir as competências originárias previstas na DN Copam 213/2017, bem como os anexos I e II devidamente preenchidos e assinados. Ressalta-se que todos os documentos devem ser assinados pelo Prefeito Municipal.

a. Oficio assinado pelo (a) Prefeito (a) informando do interesse em assumir as atribuições da Deliberação Normativa Copam nº 213/2017, conforme modelo disponibilizado pela Semad;

b. Anexo I e II preenchidos e assinados pelo (a) Prefeito (a), conforme modelo disponibilizado pela Semad. Ressalta-se que documentação complementar poderá ser solicitada pela Semad.

gratuito

Realizar a manifestação

O Município deve encaminhar oficio à Semad assinado pelo Prefeito Municipal, manifestando interesse na celebração de convênio e providenciar a documentação comprobatória dos requisitos previstos no Decreto Estadual n. º 46.937/2016. O ofício deve indicar a classe que o município pretende assumir a competência para o licenciamento, controle e fiscalização ambiental.

O município que requerer a celebração de convênio deve assumir, obrigatoriamente, a competência originária conforme DN Copam nº 213/2017.

a. Lei Municipal de Política Ambiental ou similar;
b. Lei Municipal de Política Ambiental ou similar;
c. Lei de criação do CODEMA;
d. Norma de criação do Órgão Ambiental (Secretaria de Meio Ambiente, Diretoria ou similar); descrever a equipe multidisciplinar lotada no Órgão Ambiental, citando o nome, formação, cargo que ocupa, provimento do cargo;
e. Organograma do Órgão Ambiental;
f. Lei que institui o sistema municipal de fiscalização ambiental;
g. Estrutura que o município possui para exercer a fiscalização (veículos, aparelhos, etc.);
h. Documento de identidade com CPF – cópia simples do (a) prefeito (a);
i. Ata de posse do (a) prefeito (a);
j. Oficio assinado pelo (a) Prefeito (a) informando do interesse em assumir as atribuições da Deliberação Normativa Copam nº 213/2017, conforme modelo disponibilizado pela Semad e Anexo I e II preenchidos e assinados pelo (a) Prefeito (a), conforme modelo disponibilizado pela Semad.

Obs. Ressalta-se que documentação complementar poderá ser solicitada pela Semad.

Assinar o Convênio

Após recebimento da documentação, a Semad analisa e emite parecer técnico. Se favorável, elabora-se a minuta do termo de convênio e submete a assessoria jurídica para apreciação e posterior decisão do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, finalizando com a assinatura do termo de convênio por ambas as partes.

Não há

Sem custos

dagem@meioambiente.mg.gov.br

O tempo para adesão do Município à DN COPAM 213/2017, para que ele possa iniciar os processos de licenciamento, controle e fiscalização, é estabelecido pelo próprio ente municipal, que informa à Semad, quando iniciará a competência originária, a partir da entrega dos documentos e participação em reunião para assinatura da ata de adesão.  No caso de convênio, o serviço leva cerca de 6 meses após a entrega de toda a documentação necessária para celebração do termo de convênio, e desde que ela atenda a todos os requisitos da norma.

Decreto Estadual n. º 46.937/2016

Deliberação Normativa Copam nº 213/2017

Deliberação Normativa Copam nº 217/2017

Resolução Semad nº 2.513/2017