Solicitar Vistoria no Veículo

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O que é?

A vistoria é o ato de avaliar um veículo, verificando suas condições de conservação e manutenção, impedindo que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o procedimento é executado pelos órgãos de trânsito e segue alguns critérios uniformes em todo o país. 

O(A) vistoriador(a) confere a numeração de chassi, motor, carroceria e outros, além de avaliar itens externos e visíveis. O objetivo da vistoria é evitar que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

Etapas, custos e documentos

1
Agendar a Vistoria

O(a) Cidadão(ã) deverá realizar o agendamento obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após o pagamento da taxa. 

  • Para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para realização da Vistoria Móvel, clique aqui, preencha o formulário eletrônico e clique em "Emitir Guia DAE".
  • Para fazer o agendamento, CLIQUE AQUI

O agendamento só pode ser realizado após o pagamento da taxa do serviço solicitado. 

Canais de prestação
2
Realizar Vistoria Móvel

O(a) Cidadão(ã) deverá se dirigir ao setor de vistoria da unidade de atendimento do Detran-MG e solicitar a vistoria móvel. 
Obs.: Os serviços de vistoria móvel devem ser previamente autorizados pela chefia do setor de vistorias da Ciretran do município em que o veículo se encontra. 

Atenção: A vistoria móvel somente será realizada nas situações previstas no artigo 3º da Resolução nº 941/2022.

Valor

R$ 316,78.

Canais de prestação
3
Comparecer a Unidade do Detran para Vistoria Lacrada

O(a) cidadão(ã) deverá compareça à Unidade do Atendimento do Detran-MG da cidade em que o veículo se encontra e solicite o serviço "Vistoria Lacrada". O(a) solicitante deverá portar documento oficial com foto e documentação do veículo que comprove sua posse (CRV/CRLV-e).  

Obs: Realizada a vistoria, o(a) proprietário(a) do veículo deverá comparecer à Ciretran de registro do veículo (em caso de solicitação de 2ª via de CRV ou alteração de dados) ou na Ciretran de domicílio (em caso de transferência de propriedade) para requerer o serviço.
O(A) responsável deverá levar o Laudo e o Ofício de encaminhamento em envelope lacrado e a documentação necessária para realização do serviço desejado.  

*A vistoria lacrada é aceita para emissão de 2ª via de CRVtransferência de propriedade e alteração de dados.

Documentos
Transferência de Propriedade
Nova Selagem de Placa
Alterações nas Características do Veículo
Valor

R$ 258,71.

Canais de prestação
Presencial

Quanto tempo leva?

O tempo de atendimento é de em média 40 minutos (tempo de espera + realização do serviço).

Quem pode utilizar este serviço?

Proprietários(as) de veículos.

Legislação

Outras informações

  1. VISTORIA LACRADA: é feita em casos em que o veículo está fora do município de registro e há necessidade de realizar algum serviço* que exija a vistoria do veículo como parte do processo .  *A vistoria lacrada é aceita para emissão de 2ª via de CRVtransferência de propriedade e alteração de dados.
  2. O atendimento é realizado por ordem de chegada, com exceção dos municípios em que é exigido o agendamento prévio. Para consultar os municípios em que o agendamento é obrigatório*,
    Acesse:
    Site oficial do Detran-MG
    Unidades de Atendimento

Telefone:
155 – Central de Atendimento

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: