Solicitar Remarcação de Chassi/Motor do Veículo

Conteúdo Principal

O que é?

Este serviço é destinado a situações em que, durante a vistoria do veículo para a realização de outros serviços (como Primeiro Emplacamento, Transferência de Propriedade, 2ª via de CRV, Alteração de dados, etc.), é identificada a necessidade de remarcação do chassi e/ou motor do veículo.

 

Etapas, custos e documentos

1
Providenciar os documentos necessários

Ao identificar a necessidade de remarcação do chassi ou motor durante a realização de uma vistoria veicular, o(a) vistoriador(a) emitirá um laudo. 
O(A) proprietário(a) do veículo deverá juntar o laudo e todos os documentos exigidos pela Coordenadoria Estadual de Trânsito (CET-MG) para fazer a remarcação do chassi e ou motor (consulte o campo "Documentos").

 

Documentos
Proprietário(a) do veículo
Carteira de Identidade (RG)
Documento de identidade atualizado com CPF - original e cópia
Certificado de Registro de Veículo (CRV)
Certificado de Registro de Veículo (CRV) - cópia
Nota Fiscal
  • Nota fiscal do serviço de remarcação - original.
  • Nota fiscal correspondente a aquisição da peça (caso a peça onde o chassi foi remarcado tenha sido substituída) - original.
Declaração do Serviço de Remarcação do Chassi
Documento Original
Parentes (pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa)
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identidade atualizado com CPF de quem irá retirar o documento (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do proprietário/adquirente do veículo (original ou cópia autenticada).
Certidão de Casamento
 Se for o caso (original ou cópia autenticada). Além dos documentos exigidos para o(a) proprietário(a)
Procurador(a)
Procuração
Pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada)
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identidade atualizado com CPF do(a) procurador(a) (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado com CPF da pessoa proprietária/adquirente do veículo (original ou cópia autenticada).
Além dos documentos exigidos para o(a) proprietário(a)
Proprietário(a) do Veículo/Empresa
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identidade atualizado com CPF - original.
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
Com menos de 90 dias - cópia.
Contrato Social
Original ou cópia autenticada.
Certificado de Registro de Veículo (CRV)
Certificado de Registro de Veículo (CRV) - cópia
Nota Fiscal
  • Nota Fiscal do serviço de remarcação - original.
  • Nota Fiscal correspondente a aquisição da peça (caso a peça onde o chassi foi remarcado tenha sido substituída) - original.
Declaração do Serviço de Remarcação
Documento original.
Procurador(a)
Procuração
Pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada).
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identidade atualizado com CPF do procurador (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do proprietário do veículo/empresa (original ou cópia autenticada).
Além dos documentos exigidos para o(a) proprietário(a).
2
Comparecer a uma unidade de atendimento presencial

O(A) proprietário(a) do veículo deve agendar e comparecer, na data e horário marcados, à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do seu município para entregar toda a documentação e solicitar a autorização para remarcação do chassi ou motor. 
Consulte o campo ‘UNIDADES ONDE O SERVIÇO É PRESTADO’ desta página. 

Canais de prestação
Presencial

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE. 

  • Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)
    Caso não seja possível agendar atendimento na UAI de seu município, clique aqui para agendar atendimento na Ciretran. Se o agendamento on-line para a Ciretran de sua cidade não estiver disponível, o atendimento será realizado por ordem de chegada. 

3
Comparecer a uma empresa de remarcação de chassi e motor

Compareça a uma empresa credenciada junto à CET-MG para remarcação de chassi e/ou motor e apresente a autorização para realização do serviço.
Para consultar informações sobre as empresas credenciadas, clique aqui.

4
Agendar vistoria

O agendamento da vistoria é obrigatório em alguns municípios.
Após o agendamento, será liberado o endereço da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Na capital, o(a) condutor(a) deverá se dirigir à Divisão de Registro de Veículos da CET-MG (consulte o campo "CANAIS DE PRESTAÇÃO").

Para agendar vistoria na Ciretran, clique aqui.

Canais de prestação
Presencial

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE. 

  • Divisão de Registro de Veículos:
    R. Miguel Gentil, 357 - Nova Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-140

  • Unidades de Atendimento Integrado (UAI)
    Para agendar atendimento em uma UAI, clique aqui. O endereço da UAI escolhida será exibido durante o agendamento. 

  • Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)
    Caso não seja possível agendar atendimento na UAI de seu município, clique aqui para agendar atendimento na Ciretran. Se o agendamento on-line para a Ciretran de sua cidade não estiver disponível, o atendimento será realizado por ordem de chegada. 

5
Comparecer à unidade de vistoria

Compareça com o veículo à unidade de vistoria indicada, no dia e horário agendados, levando os documentos necessários para comprovar a solicitação do serviço. 

Valor

Nos municípios que não possuem ECV: R$ 132,74. 

Nos municípios que já possuem ECV os valores a serem pagos pelo cidadão serão divididos da seguinte forma:  

  • Emissão da DAE: R$ 5,53. 
  • Vistoria na ECV: R$ 127,21 (pago na própria ECV). 

Obs.: Para remarcação de chassi ou motor, caso já tenha sido efetuado o pagamento do DAE referente ao serviço de Transferência de Propriedade, Primeiro Emplacamento ou 2ª via do CRV, não será gerada uma nova taxa.

6
Comparecer a uma unidade de atendimento presencial

Após ter o veículo aprovado na vistoria, você deve agendar e comparecer, na data e horário marcados, à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Ciretran do seu município para regularizar o veículo (consulte o campo ‘UNIDADES ONDE O SERVIÇO É PRESTADO’).

Canais de prestação
Presencial

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE. 

  • Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)
    Caso não seja possível agendar atendimento na UAI de seu município, clique aqui para agendar atendimento na Ciretran. Se o agendamento on-line para a Ciretran de sua cidade não estiver disponível, o atendimento será realizado por ordem de chegada. 

7
Emitir os documentos

O número do Certificado de Registro do Veículo (CRV-e) será fornecido pelo atendente durante o atendimento presencial.
Com o número do CRV-e você pode emitir a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou obter a versão impressa pelo portal da CET-MG.  

  • Para acessar as orientações para obter o CRLV digital pela CDT, clique aqui.  

Quanto tempo leva?

O prazo médio para análise da documentação é de 15 dias.

Quem utiliza esse serviço?

Pessoa proprietária do veículo.

Legislação

Resolução do Contran nº 282, de 26 de junho de 2008. - Estabelece critérios para a regularização da numeração de motores dos veículos registrados ou a serem registrados no País. 

Resolução do Contran nº 24, de 21 de maio de 1998 - Estabelece o critério de identificação de veículos, a que se refere o art. 114 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Portaria do Detran-MG nº 59.388/1997.

Outras informações

A pessoa que recebeu um aviso para fazer um Recall no seu veículo deve procurar a montadora oficial ou a concessionária para fazer a troca do item solicitado. 
A não realização da troca do item implica na impossibilidade do licenciamento do veículo. 
A concessionária ou montadora insere no sistema a data em que o Recall foi efetuado e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) procede a liberação da restrição, não sendo necessário contato com a CET-MG para execução deste serviço.

Unidades onde o serviço é prestado

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