O que é?
Por meio da Subsecretaria de Assistência Social, a Sedese oferta diversas ações de apoio técnico e capacitação, presenciais ou a distância (videoconferências, plataforma de EAD, etc), voltadas aos gestores, trabalhadores e conselheiros do SUAS, a fim de qualificar a gestão e o provimento dos serviços, programas e benefícios socioasisstenciais socioassistenciais. Os municípios podem solicitar à Sedese informações sobre o calendário de qualificações, os cursos de capacitação ofertados, a disponibilização de certificados de conclusão de cursos, entre outras.
Etapas, custos e documentos
Para solicitar ações de qualificação, o(a) interessado(a) deve entrar em contato com a Diretoria de Educação Permanente do SUAS, por e-mail ou telefone.
Durante o contato, é importante informar: o nome do município, o tema/assunto a ser abordado, o público a ser apoiado ou capacitado e o período/tempo.
A orientação prosseguirá conforme necessidade de cada município.
Não é necessário apresentar documentação.
Gratuito.
Quanto tempo leva?
A duração da prestação do serviço varia de acordo com a demanda do município.
Quem utiliza esse serviço?
Trabalhadores do SUAS com Ensino Fundamental, Médio e Superior que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental; gestores e agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades.
Legislação
Politica Nacional de Educação Permanente PNED/SUAS
Resolução da SEDESE nº643 que dispõe sobre os parâmetros para a Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, no estado de Minas Gerais
Dúvidas frequentes
Quais AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO são ofertadas?
As ações de qualificação englobam as capacitações e os apoios técnicos desenvolvidos ao longo do ano para aprimorar a política de assistência social no âmbito estadual e municipal. O termo “qualificação” nos permite entender que a oferta destinada ao público escolhido, irá contribuir com o conhecimento já adquirido pelo trabalhador, promovendo um desenvolvimento de suas habilidades, a partir de capacitações ou de apoio técnicos. São por meio destas ações que a educação permanente se consolida dentro do SUAS.
Quais as diferenças entre CAPACITAÇÃO e APOIO TÉCNICO?
A capacitação tem como finalidade promover o nivelamento, a atualização e manutenção de competências fundamentais ao desenvolvimento das funções do trabalho no SUAS, apoiado e acompanhando as equipes de trabalho no desenvolvimento das funções de gestão do SUAS e de provimento de serviços e benefícios socioassistenciais. Já o apoio técnico no âmbito do SUAS consiste em ações voltadas para apoiar, instruir e fornecer orientações técnicas aos municípios nas demandas relacionadas a operacionalização, gestão, controle social, financiamento, benefícios, serviços e programas no âmbito do SUAS, visando também fomentar a troca de experiências entre os municípios.
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE |
Belo Horizonte | Subsecretaria de Assistência Social |