Solicitar qualificação sobre temáticas afetas ao Sistema Único de Assistência Social, por meio de ações de apoio técnico e/ou capacitação

Conteúdo Principal

O que é?

Por meio da Subsecretaria de Assistência Social, a Sedese oferta diversas ações de apoio técnico e capacitação, presenciais ou a distância (videoconferências, plataforma de EAD, etc), voltadas aos gestores, trabalhadores e conselheiros do SUAS, a fim de qualificar a gestão e o provimento dos serviços, programas e benefícios socioasisstenciais socioassistenciais. Os municípios podem solicitar à Sedese informações sobre o calendário de qualificações, os cursos de capacitação ofertados, a disponibilização de certificados de conclusão de cursos, entre outras.

Etapas, custos e documentos

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Solicitar ações de qualificação

Para solicitar ações de qualificação, o(a) interessado(a) deve entrar em contato com a Diretoria de Educação Permanente do SUAS, por e-mail ou telefone.
Durante o contato, é importante informar: o nome do município, o tema/assunto a ser abordado, o público a ser apoiado ou capacitado e o período/tempo.
A orientação prosseguirá conforme necessidade de cada município.

Documentação

Não é necessário apresentar documentação.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Telefone
(31) 3916-8061
(31) 3916-8063
(31) 3916-8029

Quanto tempo leva?

A duração da prestação do serviço varia de acordo com a demanda do município.

Quem utiliza esse serviço?

Trabalhadores do SUAS com Ensino Fundamental, Médio e Superior que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental; gestores e agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades.

Legislação

Politica Nacional de Educação Permanente PNED/SUAS

Resolução da SEDESE nº643 que dispõe sobre os parâmetros para a Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, no estado de Minas Gerais 

Dúvidas frequentes

Quais AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO são ofertadas?

As ações de qualificação englobam as capacitações e os apoios técnicos desenvolvidos ao longo do ano para aprimorar a política de assistência social no âmbito estadual e municipal. O termo “qualificação” nos permite entender que a oferta destinada ao público escolhido, irá contribuir com o conhecimento já adquirido pelo trabalhador, promovendo um desenvolvimento de suas habilidades, a partir de capacitações ou de apoio técnicos. São por meio destas ações que a educação permanente se consolida dentro do SUAS.

Quais as diferenças entre CAPACITAÇÃO e APOIO TÉCNICO?

A capacitação tem como finalidade promover o nivelamento, a atualização e manutenção de competências fundamentais ao desenvolvimento das funções do trabalho no SUAS, apoiado e acompanhando as equipes de trabalho no desenvolvimento das funções de gestão do SUAS e de provimento de serviços e benefícios socioassistenciais. Já o apoio técnico no âmbito do SUAS consiste em ações voltadas para apoiar, instruir e fornecer orientações técnicas aos municípios nas demandas relacionadas a operacionalização, gestão, controle social, financiamento, benefícios, serviços e programas no âmbito do SUAS, visando também fomentar a troca de experiências entre os municípios.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: