Solicitar obra em Bens Protegidos pelo Estado

Conteúdo Principal

O que é?

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) por meio da Diretoria de Conservação e Restauração realiza projetos e obras de restauração em bens culturais imóveis (edifícios, praças e construções de importância histórica) tombados em nível estadual e daqueles de interesse para a preservação. A entidade ainda atua no acompanhamento técnico das obras a fim de garantir o atendimento às normas e diretrizes de preservação. Os interessados devem encaminhar ofício ao IEPHA, seguidos da documentação pertinente a cada caso. 

Etapas, custos e documentos

1
Encaminhar pedido ao Iepha-MG

Solicitante deve submeter projeto de intervenção para aprovação pelo Instituto com todas as licenças concedidas pelos órgãos competentes por meio de ofício através do Protocolo eletrônico de Documentos Sei!.

Documentação

Ofício à presidência do IEPHA-MG;
Documentação complementar a ser definida pelo IEPHA-MG.

Canais de prestação
2
Aguardar resposta

O interessado deverá aguardar a resposta via SEI! Ou contatos informados no ofício.

Canais de prestação

Quem pode utilizar este serviço?

Podendo solicitar o serviço cidadãos, entidades públicas e privadas , sendo que a prioridade será dada aos bens tombados ou inventariados pelo Estado de Minas Gerais.

Dúvidas frequentes

Outras informações

Os serviços de intervenção em bens protegidos serão prioritariamente aqueles que tiverem a tutela de proteção do Estado, sendo assim, cabe primeiramente ao solicitante apurar se o tombamento do bem cultural é estadual.

Atualizado em: