O que é?
É a emissão de certificado que atesta a propriedade rural como livre de brucelose e/ou tuberculose.
Etapas, custos e documentos
O proprietário deve apresentar ao IMA, presencialmente ou por e-mail, os documentos necessários para dar início ao processo de certificação da propriedade.
- Requerimento para certificação
- Termo de compromisso do Responsável Técnico pela certificação
O IMA realizará vistoria na propriedade para verificar as instalações e o rebanho. Havendo parecer favorável, o 1º exame do rebanho poderá ser realizado.
Enviar ao IMA o atestado do 1º exame de diagnóstico para brucelose e/ou tuberculose e o relatório específico constando o histórico do rebanho.
Atestados de realização de exames
Relatório 1º exame
Com antecedência mínima de 7 dias, o Responsável Técnico deve programar com o IMA a realização do 2º exame do rebanho que será acompanhado por fiscal agropecuário. De posse dos resultados, enviar por e-mail o atestado e relatório específico para o IMA.
Após apresentar os resultados negativos em dois exames consecutivos realizados com intervalo entre 6 e 12 meses entre eles, o Certificado de Propriedade Livre de Brucelose e/ou Tuberculose será enviado no e-mail do RT e do proprietário.
Atestados de realização de exames
Relatório 2º exame
Quanto tempo leva?
Cerca de 14 meses. Varia de acordo com o intervalo entre exames que o produtor rural optar.
Quem utiliza esse serviço?
Produtores rurais de bovinos ou bubalinos cadastrados no IMA.
Arquivos
Anexo | Tamanho |
---|---|
Termo de compromisso de Responsabilidade Técnica | 63.5 KB |
Relatório 1º exame | 113 KB |
Relatório 2º exame | 112 KB |
Requerimento para certificação de estabelecimento de criação livre para brucelose e tuberculose | 100.5 KB |
Legislação
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Corinto | Escritório Seccional |
Oliveira | Escritório Seccional |
Divinópolis | Escritório Seccional |
Várzea da Palma | Escritório Seccional |
Uberlândia | Escritório Seccional |