Obter orientações e apoio técnico sobre serviços, programas, projetos e benefícios de Proteção Social Especial de Alta Complexidade

Conteúdo Principal

O que é?

A Proteção Social Especial ordena, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, destinados a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos. São considerados serviços de alta complexidade aqueles que garantem proteção integral (moradia, alimentação e higienização) para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e ou em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e ou comunitário.

Os municípios podem solicitar à Sedese informações sobre:

1 - Os serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade: a) Serviço de Acolhimento Institucional; b) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; c) Serviço de Acolhimento em República;

2 - As unidades que prestam os serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade: a) Abrigo Institucional; b) Residência Inclusiva; c) Casa de Passagem; d) Casa-Lar; e) República.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar apoio

Para solicitar orientações e apoio, o(a) interessado(a) deve entrar em contato, por e-mail ou telefone, com a Diretoria de Proteção Social de Alta Complexidade (DPSAC). Durante o contato é importante que seja informado o nome do município. A orientação prosseguirá conforme necessidade de cada município.

Documentação

Não é necessário apresentar documentação.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Telefone
(31) 3916-8023
(31) 3916-8020
(31) 3916-8026
(31) 3916-8352
(31) 3916-8024
(31) 3916-8284

Quanto tempo leva?

A duração da prestação do serviço varia de acordo com a demanda do município.

Quem pode utilizar este serviço?

Gestores (Secretários) Municipais de Assistência Social; Trabalhadores dos órgãos gestores municipais ou das unidades do Sistema Único de Assistência Social; Profissionais que atuam na Proteção Social Especial de Média Complexidade; Organizações da Sociedade Civil/Entidades que prestam executem algum serviço, programa, projeto e/ou benefícios socioassistenciais.

Legislação

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: