Receber financiamento para participação de intercâmbio científico

Conteúdo Principal

O que é?

Promover o intercâmbio de pesquisadores por meio da concessão de auxílios, com vistas à capacitação e ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

Obs: Serviço sem custo.

Etapas, custos e documentos

1
Consultar Chamadas abertas

Consultar no site da FAPEMIG as Chamadas Públicas e Diretrizes que estão abertas para submissão de propostas que apoiem intercâmbio científico.

Canais de prestação
2
Solicitar cadastro como usuário externo no sistema Everest

Para cadastro é necessário que o usuário entre no Sistema Everest, faça login e siga as instruções, conforme está no site..

Canais de prestação
3
Submeter proposta

A submissão de propostas é feita eletronicamente, via sistema EVEREST, e deve ser acompanhada da documentação completa exigida em cada modalidade e na Chamada Pública ou Diretriz específica

Documentação

De acordo com a Chamada Pública ou Diretriz específica aberta

Canais de prestação
4
Aguardar o julgamento da proposta

O proponente deverá aguardar a publicação do resultado do processo de avaliação da Chamada Pública ou Diretriz no site da FAPEMIG, campo “Chamadas/Resultados”.

Valor

Sem custo.

Canais de prestação
5
Solicitar cadastro como usuário externo no Sistema Eletrônico de Informação – SEI

Para cadastro de usuário externo no SEI é necessário que o proponente siga as instruções constantes na página eletrônica de cadastro de novo usuário do SEI.

Canais de prestação
6
Interpor recursos

O proponente poderá apresentar recurso contra o resultado do julgamento de sua proposta conforme disposições da Chamada Pública ou Diretriz.

Documentação

A interposição de recurso contra resultado de julgamento pode ser feita pelo Sistema Eletrônico de Informação - SEI, por meio do processo “FAPEMIG - Interposição de Recurso” e conforme disposições da Chamada Pública ou Diretriz.

Canais de prestação
7
Aguardar o contato da FAPEMIG

As propostas recomendadas para contratação pela FAPEMIG serão apoiadas mediante instrumento jurídico específico, assinado eletrônicamente por meio do Sistema Eletrônico de Informação - SEI. Após assinaturas, o extrato do instrumento jurídico é publicado no Diário Oficial do Estado, o que marca o início da execução do respectivo processo.

Valor

Sem custo

Canais de prestação
8
Aguardar o recebimento do recurso financeiro

 Os repasses de recursos financeiros serão realizados conforme disposições do instrumento jurídico específico, em acordo com a legislação em vigor. 

Canais de prestação
9
Executar proposta

Na etapa de execução da proposta devem ser observadas as disposições do instrumento jurídico específico firmado, a legislação em vigor, o Manual da FAPEMIG e a Cartilha de Prestações de Contas da FAPEMIG.

Valor

Sem custo.

10
Prestar contas dos recursos financeiros

Após a conclusão da etapa de execução da proposta, o beneficiário deverá prestar contas, conforme as exigências contidas na legislação, na modalidade, no instrumento jurídico específico, no Manual da FAPEMIG e na Cartilha de Prestações de Contas da FAPEMIG. O usuário deverá realizar o login no SEI, clicar em peticionamento e em seguida processo novo, e selecionar o tipo de processos “FAPEMIG – Prestação de Contas Financeira”.

Documentação

A documentação necessária para a realização da etapa de prestação de contas financeira é definida pelo instrumento jurídico específico firmado, a legislação em vigor, o Manual da FAPEMIG e a Cartilha de Prestações de Contas da FAPEMIG.

Valor

Sem custo.

Canais de prestação
11
Prestar contas Técnica-Científica

Após a conclusão da etapa de execução da proposta, o beneficiário também deverá prestar contas da execução técnica do processo e produtos gerados, conforme as exigências contidas no instrumento jurídico específico firmado, na legislação em vigor e no Manual da FAPEMIG.

Documentação

A documentação necessária para a realização da etapa de prestação de contas técnica-científica é definida pelo instrumento jurídico específico firmado, a legislação em vigor e o Manual da FAPEMIG.

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

A duração de cada intercâmbio científico é variável e depende dos objetivos e disposições de cada Chamada Pública e Diretriz, podendo durar de 3 dias a 24 meses.

Quem pode utilizar este serviço?

  • Pesquisadores que mantenham atividades acadêmico-científicas, com vínculo contratual ou estatutário com Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação no Estado de Minas Gerais – ICTMG;       
  • Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação no Estado de Minas Gerais – ICTMG

Arquivos

Anexo Tamanho
manual-fapemig-2018_final.pdf 2.36 MB

Dúvidas frequentes

Qual o prazo para entrega do relatório técnico final?

Conforme normas da FAPEMIG, o prazo para envio da documentação final contendo os resultados técnicos dos apoios concedidos é de até 60 dias após o encerramento do prazo de vigência do processo.

 

Como prestar contas na modalidade estágio-técnico científico?

Em regra, a prestação de contas técnico-científica é feita eletronicamente, por meio do perfil do coordenador do processo no Sistema Everest e é composta do Formulário Síntese de Resultados (disponível no Sistema Everest) com a finalidade de demonstrar a execução do objeto proposto e deve conter:

a) Síntese dos principais resultados obtidos com a execução da pesquisa, incluindo publicações, dissertações, teses, patentes, licenciamentos, entre outros;

b) Relatório informando a melhoria na infraestrutura e bens gerados com recursos da FAPEMIG, o que pode ser comprovado por meio de fotos, vídeos ou outros meios, conforme o caso;

c) Envio de Pitch (Vídeo amador de curta duração, em torno de três minutos, que pode ser feito por celular ou câmara comum, em uma linguagem acessível, para possibilitar a divulgação e a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação) com os seguintes elementos: título do projeto, nome do coordenador e membros da equipe, resultados do projeto de pesquisa, que evidencie como estes podem contribuir para o bem-estar das pessoas e para a área do conhecimento, além da menção ao apoio da FAPEMIG e de outras fontes de apoio, quando for o caso.

 

O que devo anexar na aba documento eletrônico, no campo "documento de publicação"?

No campo Documento de Publicação, devem ser anexados produtos oriundos do processo. Estando todos os produtos acordados já anexados, pode ser anexado ao campo um documento com o título “Não se Aplica”.

 

O que é a contrapartida financeira e a contrapartida econômica?

As contrapartidas financeiras são aquelas em que a Entidade beneficiária complementa a necessidade de recursos para execução do processo com recursos próprios ou de terceiros que foram captados por ela. Nesse caso, podem ser recursos dos associados, das empresas que serão beneficiadas pelo processo ou de um outro órgão financiador da atividade.

As contrapartidas econômicas são aquelas em que não há aplicação direta de recursos financeiros por parte da Entidade beneficiária, mas são computados os bens, serviços e mão de obra alocada ao processo. Normalmente existem limitações e critérios específicos de mensuração para apresentação de contrapartida econômica. São exemplos de contrapartidas econômicas: disponibilização de instalações físicas (galpões, laboratórios, salas), equipamentos e materiais permanentes (máquinas, veículos, computadores), serviços (quando disponibiliza um serviço já existente) e dedicação de pessoal (horas de trabalho de membros de equipe).

Dessa forma, a contrapartida financeira representa alocação de dinheiro na execução do processo, seja próprio ou de terceiros, enquanto a contrapartida econômica representa de alocação de outros recursos não-financeiros na execução do processo.

Outras dúvidas

Acesse: FAPEMIG.

Outras informações

A concessão de apoio pela FAPEMIG está condicionada à comprovação do bom uso dos recursos recebidos pelo beneficiário e ao cumprimento do objetivo do apoio concedido, conforme as exigência contidas na legislação, na modalidade, nas Chamadas Públicas, Diretrizes e no instrumento jurídico específico firmando.

A FAPEMIG se reserva o direito de não repassar o recurso previsto caso haja inadimplência de qualquer dos partícipes signatários do instrumento jurídico específico.

A documentação exigida para submissão de propostas depende de sua  modalidade, Chamadas Públicas e Diretrizes disponíveis  e divulgadas na página da FAPEMIG e as condições para submissão estão descritas em seu Regulamento específico.

A FAPEMIG não se responsabiliza pelo aporte de quaisquer outro recursos em decorrência de modificação do processo original ou por fatos supervenientes que necessitem de suplementação a qualquer título.

Em toda comunicação enviada à FAPEMIG deverá ser informado o código do apoio concedido.

Os beneficiários de todos os apoios da FAPEMIG obrigam-se a divulgar o apoio recebido nas palestras, seminários e cursos, ou na promoção do produto resultado do evento através de publicações científicas, artigos em jornais e/ou revistas, folders, banners, cartazes, quadros, folheto, dentre outros, sob pena de inadimplência das obrigações ora pactuadas, devendo ser observada, em ano eleitoral, a Lei Federal 9.504/97.

Mais informações sobre o processo de assinatura eletrônica podem ser obtidas na página da FAPEMIG.

O cadastramento no SEI é obrigatório apenas para o proponente que queira apresentar interposição de Recurso ou que teve sua proposta aprovada.

Clique aqui para acessar o site da FAPEMIG. Ou ligue para (31) 3280-2100.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Gerência de Ciência e Tecnologia
Atualizado em: