Conceder bolsa de Pós-Doutorado - BPDS

Conteúdo Principal

O que é?

Proporcionar o aperfeiçoamento de pesquisadores doutores em pesquisa de alta relevância, por meio de estágio de pós-doutorado.  

Obs: Serviço sem custo.

Etapas, custos e documentos

1
Consultar chamadas abertas

Consultar no site daFAPEMIG as Chamadas Públicas que estão abertas para submissão de propostas.

Canais de prestação
Telefone
(31)3280-2100
2
Solicitar cadastro como usuário externo no sistema Everest

Para cadastro é necessário que o usuário entre no Sistema Everest, faça o login e siga as instruções, conforme está no site.

Canais de prestação
3
Submeter proposta

A submissão de propostas é feita eletronicamente, via sistemaEVEREST acompanhada da documentação completa exigida em cada modalidade.Todas as modalidades disponíveis são divulgadas na página daFAPEMIGe as condições para a submissão estão descritasem seu Regulamento específico. 

Documentação

De acordo com a chamada aberta.

Canais de prestação
4
Aguardar o julgamento da proposta

As propostas submetidas serão analisadas pela FAPEMIG para avaliação da documentação encaminhada, adequação e mérito da proposta à Modalidade. O resultado será divulgado em data prevista na Chamada, no site da FAPEMIG, campo “Chamadas/Resultados”, após publicação do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. 

Canais de prestação
5
Solicitar cadastro como usuário externo no Sistema Eletrônico de Informação – SEI

Para cadastrar o usuário, é necessário que entre no Sistema Eletrônico de Informações e siga as instruções constantes na página eletrônica de cadastro de novo usuário do SEI.

Canais de prestação
6
Interpor recursos

O proponente pode apresentar recurso contra o julgamento da proposta, conforme norma da Chamada.

Documentação

A interposição de recurso contra o resultado da chamada é realizado pelo SEI, por meio do processo “FAPEMIG - Interposição de Recurso”.

Canais de prestação
7
Aguardar o contato da FAPEMIG

As propostas recomendadas para contratação pela FAPEMIG serão apoiadas mediante instrumento jurídico específico, assinado eletronicamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações - SEI. Após assinaturas, o extrato do instrumento jurídico é publicado no Diário Oficial do Estado, o que marca o início da execução do respectivo processo.

Canais de prestação
8
Aguardar o recebimento do recurso financeiro

Os pagamentos serão efetuados seguindo os dispositivos da legislação estadual em vigor, dependendo da disponibilidade orçamentário-financeira e de acordo com a implementação e solicitação de pagamento mensal, conforme Manual da FAPEMIG.

Canais de prestação
9
Executar proposta

Na etapa de execução da proposta devem ser observadas as disposições do instrumento jurídico específico firmado, a legislação em vigor, o Manual da FAPEMIG e a Cartilha de Prestações de Contas da FAPEMIG.

Canais de prestação
10
Prestar contas dos recursos financeiros

Finalizada a execução da proposta, o beneficiário deverá prestar contas, conforme as exigências contidas na legislação, na Modalidade, no instrumento jurídico, cartilhas de prestação de contas e manual da FAPEMIG. O usuário deverá realizar o login no sistema, SEI, clicar em peticionamento e em seguida processo novo, e selecionar o tipo de processos “FAPEMIG – Prestação de Contas Financeira”.

Documentação

A documentação necessária para a realização da etapa de prestação de contas financeira é definida pelo instrumento jurídico específico firmado, a legislação em vigor, o Manual da FAPEMIG e a Cartilha de Prestações de Contas da FAPEMIG.

Canais de prestação
11
Prestar contas Técnica-Científica

Finalizada a execução da proposta, o beneficiário deverá prestar contas da execução técnica do projeto e produtos gerados, conforme as exigências contidas no manual da FAPEMIG.

Documentação

A prestação de contas deve observar as diretrizes prevista no manual da FAPEMIG, manual.

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

O tempo é variável conforme cada modalidade, variando de 30 a 120 dias.

Quem pode utilizar este serviço?

Pesquisador em formação de pós-doutorado, conforme detalhamento nas modalidades abaixo. 

Modalidades de Bolsas de Pós-Doutorado: 

      l.  Pós-Doutorado Júnior – PDJ: 

Para candidatos que tenham obtido o título de doutor há menos de sete anos.  

      ll.  Pós-Doutorado Sênior – PDS: 

Para candidatos que tenham obtido o título de doutor há mais de sete anos, e que tenham produção relevante na área, nos últimos cinco anos. 

      lll.  Pós-Doutorado Empresarial – PDE: 

Para candidatos doutores que tenham qualificação compatível com os setores de atuação da empresa. 

Arquivos

Anexo Tamanho
manual-fapemig-2018_final.pdf 2.36 MB

Dúvidas frequentes

Qual o prazo para entrega do relatório técnico final?

Informamos que, conforme normas da FAPEMIG, o prazo para envio da documentação final, contendo os resultados dos projetos e das bolsas, é de até 60 dias após o encerramento da vigência do projeto.

O que devo anexar na aba documento eletrônico, no campo "documento de publicação"?

No campo Documento de Publicação, devem ser anexados produtos oriundos do projeto. Estando todos os produtos acordados já anexados, pode ser anexado ao campo um documento com o título “Não se Aplica”.

Outras dúvidas

AcesseFAPEMIG

Outras informações

A concessão de apoio pela FAPEMIG está condicionada à comprovação do bom uso dos recursos recebidos pelo parceiro beneficiário, conforme as exigências contidas na legislação, na Modalidade e no instrumento jurídico. 

A bolsa tem como objetivo de contribuir para a permanência ou fixação dos pesquisadores contemplados em ICTMG. 

A FAPEMIG se reserva o direito de não repassar o recurso previsto, caso haja inadimplência de qualquer dos partícipes signatários do instrumento jurídico. 

Aguarda o contato da FAPEMIG para assinatura do instrumento jurídico, caso proposta tenha sido aprovada. 

Mais informações sobre o processo de assinatura eletrônica podem ser obtidas na página da FAPEMIG. 

O cadastramento no SEI é obrigatório apenas para o proponente que queira apresentar interposição de Recurso ou que teve sua proposta aprovada. 

A FAPEMIG não se responsabiliza pelo aporte de quaisquer outros recursos em decorrência de modificação do processo original ou por fatos supervenientes que necessitem de suplementação a qualquer título. 

Em toda comunicação enviada à FAPEMIG deverá ser informado o código do apoio concedido. 

Os beneficiários de todos os apoios da FAPEMIG obrigam-se a divulgar o apoio recebido nas palestras, seminários e cursos, ou na promoção do produto resultado do evento através de publicações científicas, artigos em jornais e/ou revistas, folders, banners, cartazes, quadros, folheto, dentre outros, sob pena de inadimplência das obrigações ora pactuadas, devendo ser observada, em ano eleitoral, a Lei Federal 9.504/97

Clique aqui para acessar o site da FAPEMIG. Ou ligue para (31) 3280-2100. 

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Gerência de Ciência e Tecnologia
Atualizado em: