O que é?
Oferta de bolsas para doutorandos(as) realizarem um estágio no exterior, como parte de sua pesquisa de doutorado.
Durante o estágio, o(a) estudante participa de atividades em universidades, institutos ou centros de pesquisa de outros países, ampliando seus conhecimentos e contribuindo para a ciência no Brasil.
Obs.: Este serviço não tem custos para o(a) pesquisador(a).
Etapas, custos e documentos
Acesse o site da FAPEMIG e verifique quais Chamadas Públicas estão abertas com oferta de bolsas.
Antes de enviar sua proposta, é necessário realizar o cadastro como usuário externo no sistema EVEREST.
Preencha e envie sua proposta no sistema EVEREST, com todos os documentos exigidos na chamada escolhida.
Os documentos variam conforme o edital.
A FAPEMIG vai analisar sua proposta, conferindo os documentos e avaliando se ela se encaixa nas regras e nos objetivos da modalidade.
O resultado será divulgado na data informada na Chamada, no site da FAPEMIG, no campo “Chamadas/Resultados”, depois de ser publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.
O(A) interessado(a) deve acessar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e preencher o formulário para se cadastrar como usuário externo.
Siga as orientações que aparecem na própria página de cadastro.
O(A) proponente pode apresentar recurso contra o julgamento da proposta, conforme as regras previstas na chamada.
O recurso deve ser apresentado pelo SEI, no processo "FAPEMIG – Interposição de Recurso"
Se a proposta for aprovada, a FAPEMIG entrará em contato para assinatura do contrato.
A assinatura é feita de forma eletrônica, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Depois que todas as partes assinarem, um resumo do contrato é publicado no Diário Oficial do Estado, e isso marca o início oficial do projeto.
O pagamento será feito conforme as regras da legislação estadual e depende da disponibilidade de orçamento.
Também é necessário seguir os prazos e procedimentos para solicitar o pagamento mensal, de acordo com o Manual da FAPEMIG.
Durante a execução, siga as regras definidas no documento que formaliza o apoio, na legislação em vigor, no Manual da FAPEMIG e na Cartilha de Prestações de Contas da FAPEMIG.
Quando o projeto for concluído, o responsável deve informar à FAPEMIG como os recursos recebidos foram utilizados conforme as regras definidas pela legislação, pela modalidade do apoio, pelo contrato assinado com a Fundação e pelas orientações do Manual da FAPEMIG.
Para prestar contas, é necessário acessar o sistema SEI, fazer login, clicar em Peticionamento, depois em Processo novo, e selecionar a opção “FAPEMIG – Prestação de Contas Financeira”.
Esta definida com base no contrato assinado (instrumento jurídico), na legislação vigente, no Manual da FAPEMIG e na Cartilha de Prestação de Contas da Fundação.
Além da prestação financeira, você também deve enviar um relatório com os resultados da proposta.
Preencha o Formulário Síntese de Resultados, disponível no sistema Everest, seguindo as orientações do Manual da FAPEMIG.
Quanto tempo leva?
O tempo de análise e resposta da FAPEMIG varia conforme a modalidade da bolsa, podendo ser de 30 a 120 dias.
Quem utiliza esse serviço?
Estudantes de doutorado que recebem bolsa da FAPEMIG e estão matriculados em cursos com nota 5, 6 ou 7 na avaliação da CAPES, dentro do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG).
Arquivos
Anexo | Tamanho |
---|---|
manual-fapemig-2018_final.pdf | 2.36 MB |
caderno_de_programas_e_modalidades_de_fomento.pdf | 499.62 KB |
Dúvidas frequentes
Qual o prazo para enviar o relatório técnico final?
Você tem até 60 dias após o fim da vigência da bolsa para enviar o relatório com os resultados.
O que colocar no campo “Documento de Publicação”?
Anexe os produtos gerados no projeto. Se não houver produtos, envie um arquivo escrito "Não se Aplica".
Demais dúvidas, acesse o site da FAPEMIG ou ligue para (31) 3280-2100.
Outras informações
- O estágio deve ser feito em uma universidade, instituto ou centro de pesquisa fora do Brasil.
- A bolsa nacional da FAPEMIG (BDS) fica suspensa enquanto o(a) estudante estiver no exterior com a bolsa BDSS.
- A bolsa no exterior deve ser usada para aprofundar o conteúdo teórico da pesquisa, fazer coleta ou análise de dados, ou desenvolver a parte experimental da tese.
- A matrícula nas atividades no exterior deve ser comprovada pela instituição parceira.
- Não é necessário preencher o controle mensal de frequência, como ocorre em outras bolsas de pesquisa.
- A FAPEMIG pode suspender o repasse dos recursos caso algum dos envolvidos esteja inadimplente.
- Se a proposta for aprovada, aguarde o contato da FAPEMIG para assinatura do contrato.
- A assinatura do contrato é feita de forma eletrônica. Veja como fazer isso no site da FAPEMIG.
- O cadastro no sistema SEI só é obrigatório para quem teve a proposta aprovada ou deseja entrar com recurso.
- A FAPEMIG não cobre custos extras além do que foi aprovado inicialmente.
- Sempre informe o número do apoio concedido em qualquer comunicação com a FAPEMIG.
- É obrigatório divulgar que o projeto recebeu apoio da FAPEMIG em palestras, cursos, publicações científicas, folders, banners, cartazes, entre outros.
Em ano eleitoral, é obrigatório seguir a Lei Federal nº 9.504/1997 sobre divulgação institucional.
Demais dúvidas, acesse o site da FAPEMIG ou ligue para (31) 3280-2100.
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG |
Belo Horizonte | Gerência de Ciência e Tecnologia |