Realizar Troca/Reposição de Placa - Emplacamento (Dano/Extravio/Furto/Roubo)

Conteúdo Principal

O que é?

Serviço destinado à pessoa proprietária de veículo que necessita trocar/repor placas do novo modelo de identificação veicular por motivo de dano, furto, roubo ou extravio total ou parcial das placas. 

ATENÇÃO!
Caso a placa seja perdida, danificada, furtada/roubada, lacre rompido/violado e seja do modelo antigo (cinza), realize o procedimento para Troca do Modelo de Placa/Alterações de Dados

Etapas, custos e documentos

1
Emitir Pedido de Providência

A pessoa interessada deve imprimir e preencher o Pedido de Providência e providenciar os documentos necessários para solicitar a autorização para compra de placas. 

Para acessar o formulário, CLIQUE AQUI

Canais de prestação
2
Solicitar autorização para compra de placas

Com os documentos necessários, compareça à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do seu município e solicite a autorização para compra de placas. 
Consulte o campo "CANAIS DE PRESTAÇÃO", campo Presencial.

Documentos
Proprietário(a) do Veículo
Pedido de providência
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identificação atualizado com CPF (original);
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
Número do Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) ou Boletim de Ocorrência (BO)
(em caso de furto, roubo ou extravio total ou parcial das placas);
Placa(s) danificada(s)
Quando for o caso.
Parentes (pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa):
Carteira de Identidade (RG)
Atualizado com o número do CPF de quem irá comparecer (original e cópia);
Certidão de Casamento
Além dos documentos exigidos para o proprietário
Procurador
Procuração
  • Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
Carteira de Identidade (RG)
do procurador atualizado com o número do CPF. Obs: Cópia autenticada ou original do Proprietário. Além dos documentos exigidos para o proprietário
Proprietário(a) do Veículo/Empresa
Pedido de providência
Carteira de Identidade (RG)
Atualizado com o número do CPF.
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
Com menos de 90 dias.
Contrato Social
(original ou cópia autenticada);
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
Número do Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) ou Boletim de Ocorrência (BO)
 Em caso de furto, roubo ou extravio total ou parcial das placas.
Placa danificada
 (quando for o caso).
Procurador(a)
Procuração
Lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identificação atualizado com CPF do procurador (original e cópia);
  • Documento de identificação atualizado com CPF do proprietário do veículo/empresa (original ou cópia autenticada). 
Além dos documentos exigidos para o proprietário
Valor

Autorização da CET-MG: Gratuita.

Canais de prestação
Presencial

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE. 

  • Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)
    Caso não seja possível agendar atendimento na UAI de seu município, clique aqui para agendar atendimento na Ciretran. Se o agendamento on-line para a Ciretran de sua cidade não estiver disponível, o atendimento será realizado por ordem de chegada.

3
Comparecer a uma Estampadora Credenciada

Com a autorização, compareça a uma estampadora credenciada e realize a compra da(s) placa(s)*.
Para consultar as estampadoras de placas credenciadas à CET-MG, clique aqui.

 ATENÇÃO! 
A fixação das placas é de responsabilidade da pessoa proprietária do veículo. 

Obs.: Em caso de dano, a(s) placa(s) danificada(s) deverão ser entregues na estampadora. 

Quem utiliza esse serviço?

Pessoa proprietária de veículos.

Legislação

Outras informações

Valor cobrado pelas EstampadorasNão há regulamentação de preços cobrados pelas Estampadoras, sendo de livre escolha da pessoa proprietária do veículo se dirigir àquela de sua preferência. Antes de efetuar a compra, a pessoa proprietária poderá pesquisar os valores cobrados pelas Estampadoras para venda de placas.  
Caso se sinta lesada pela cobrança de preços abusivos, poderá procurar o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para registrar uma reclamação e obter orientações de como proceder. 
O valor de todas as taxas e obrigações legais da CET-MG pode ser pesquisado na unidade de atendimento de sua cidade, ou no site Trânsito-MG, na descrição do serviço requerido. 
Em caso de dúvidas, ligue 155.

 

Atualizado em: