O que é?
O Centro de Referência em Álcool e outras Drogas (Cread) oferece, gratuitamente, apoio psicológico e ações de reinserção social voltadas para o(a) usuário(a) de drogas e seus familiares. Em casos de necessidade, os(as) profissionais especializados do Cread podem auxiliar no encaminhamento do(a) usuário(a) para tratamento em instituições especializadas ou grupos de mútua ajuda.
Todo(a) cidadão(ã) que necessite de atendimento nos 853 municípios do estado pode entrar em contato através do número de telefone (31) 3273-6204, por ligação ou mensagem de WhatsApp. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
São orientações fornecidas pelo serviço do Cread:
- Atendimento na rede pública a pessoas dependentes de álcool e outras drogas;
- Rede complementar (Comunidades Terapêuticas);
- Grupos de mútua ajuda (usuários e familiares);
- Grupos de apoio conduzidos por profissionais do Cread (usuários e familiares).
A equipe do Cread busca o alinhamento junto aos diversos serviços da rede: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas (CERSAM AD), Centros de saúde, Hospitais, entre outros. Havendo solicitação do(a) cidadão(ã) por acolhimento em comunidade parceira do Estado (vagas que possuem Termo de Colaboração), a equipe técnica do Cread irá avaliar e esclarecer que:
As comunidades terapêuticas só podem realizar o acolhimento se for da vontade do sujeito (princípio da voluntariedade) e se houver uma avaliação de um(a) médico(a), com registro no Conselho Regional de Medicina - CRM ativo, destacando que o sujeito não possui questões emergenciais de saúde que demandem acompanhamento específico atualmente, estando apto a esta modalidade de atenção (acolhimento temporário).
Ressaltarão também a importância das parcerias com o Centro de Referência da População de Rua (POP), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros serviços que ajudem o sujeito a estar mentalmente organizado caso deseje o acolhimento em Comunidade Terapêutica (CT) ou até mesmo nos grupos de mútua ajuda.
Etapas, custos e documentos
Entrar em contato por ligação ou mensagem de WhatsApp.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Quanto tempo leva?
Atendimento imediato.
Quem utiliza esse serviço?
Dependentes químicos e seus(suas) amigos(as) e familiares.
Dúvidas frequentes
O trabalho é voltado apenas para o dependente químico?
Não. Amigos(as) e familiares também recebem orientações por telefone e suporte em grupos de apoio.